Primavera começa esta quinta-feira, dia 20 de março, às 16h57

Muitos de nós aprendemos na escola que a Primavera começa a 21 de março, que até é o Dia da […]

Muitos de nós aprendemos na escola que a Primavera começa a 21 de março, que até é o Dia da Árvore, precisamente para celebrar o início da nova estação do ano. Mas em 2014, a Primavera começa hoje, dia 20, às 16h57. E há anos em que a estação das flores até começa no dia 19. Porque é que isso acontece?

O astrónomo Guilherme de Almeida, habitual colaborador da rede Ciência na Imprensa Regional, da qual o Sul Informação faz parte, explicou ao nosso jornal porque é que isso acontece: «Dado que o acerto do calendário gregoriano obriga a três anos de 365 dias e um ano de 366 dias em cada conjunto de quatro anos, há um deslize de cerca de 6 horas de ano para ano, que se volta a acertar ao fim do período de 4 anos. Esse deslize muitas vezes empurra o momento do equinócio para o dia anterior».

Ou seja, o calendário dos astros não se coaduna ao calendário feito pelos humanos e, de vez em quando, há uns pequenos desacertos. É que um ano não tem exatamente 365 dias, mas antes 365 dias, cinco horas, 48 minutos, 45 segundos e duas décimas…Daí estes deslizes, que dão origem aos anos bissextos, para corrigir, e a esta flutuação nas datas do Equinócio da Primavera.

A cada ciclo de quatro anos, os equinócios tendem a atrasar-se. Isto implica que, ao longo do mesmo século, as datas dos equinócios tendam a ocorrer cada vez mais cedo.

Dessa forma, no século XXI, e até agora, só houve dois anos em que o equinócio de março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007), já que nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de março. No próximo ano, 2015, o equinócio da Primavera volta a ocorrer no dia 20, mas bem mais tarde, às 22h45.

Prevê-se que, a partir de 2044 , passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19. Esta tendência só vai desfazer-se no fim do século, quando houver uma sequência de sete anos comuns consecutivos (2097 a 2103), em vez dos habituais três.

Mas o que é um Equinócio? É o acontecimento astronómico que marca o início da Primavera (no hemisfério norte), pelo facto de o Sol passar no equador celeste nessa data, movendo-se de sul para norte. No início do Outono (22 ou 23 de Setembro), volta a passar pelo equador celeste, dessa vez de norte para sul.

«Na data do equinócio, o Sol nasce precisamente a Este e põe-se precisamente a Oeste, coisa que não acontece no resto do ano. Também na data do equinócio, vemos que a duração do dia (aqui “dia” entendido como o período de tempo com o Sol acima do horizonte) é igual ao período noturno. Por isso, em latim, equinócio [aequus (igual) e nox (noite)] significa igual à noite (entendida igual ao dia, é claro)», explicou ainda Guilherme de Almeida.

A Primavera prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício de Verão, que ocorre no dia 21 de Junho, às 11h51. Até essa data, os dias continuarão a crescer, com cada vez mais horas de sol.

No dia 30 de março, a hora legal em Portugal continental será adiantada 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) e passaremos, então, a estar na chamada hora de Verão. E, nesse dia, por causa desta alteração, dormiremos menos uma hora…o que vale é que é domingo.

 

 

Saiba aqui como observar e conhecer o céu da Primavera.

 

 

 

 

Comentários

pub