Marlon Lipke vice-campeão na mais importante competição portuguesa de surf

Marlon Lipke conquistou o segundo lugar na classificação final do Allianz Caparica Pro, etapa inaugural da Liga Moche 2014, principal […]

Marlon Lipke conquistou o segundo lugar na classificação final do Allianz Caparica Pro, etapa inaugural da Liga Moche 2014, principal circuito profissional português de surf.

Durante os três dias de prova na Praia do Marcelino, Costa de Caparica, o atleta do Clube de Surf de Faro fez um percurso seguro até à final, este domingo, onde perdeu para o campeão nacional Frederico Morais, num duelo muito renhido que só por menos 0,46 décimas na pontuação da última onda não teve desfecho favorável para o algarvio.

Marlon Lipke passou as duas primeiras rondas da prova com vitórias sólidas, nas suas baterias.

Na terceira ronda, passou em segundo, mas sempre com controlo da bateria, sem aplicar demasiado esforço físico, até porque o atleta algarvio está ainda a recuperar de lesão num joelho.

O dia de hoje começou com os quartos-de-final em baterias com dois atletas, onde Marlon Lipke defrontou o seu amigo Nicolaus Von Rupp, numa reedição da final da última etapa da Liga Moche 2013, em Cascais.

Tal como no ano passado, o algarvio voltou a ganhar e com uma exibição categórica (16 pontos), escolhendo bem as ondas e fazendo 8 pontos na sua primeira onda, o que colocou o adversário sobre pressão.

Uma hora e meia depois, Marlon Lipke voltou à água para a meia-final contra José Ferreira, 3º classificado na Liga Moche 2013. Os dois atletas já se haviam defrontado este ano, na final da primeira etapa do Circuito de Surf do Algarve 2014, em Janeiro, em Faro.

Nessa final, José Ferreira foi primeiro e Marlon segundo. Hoje, na segunda meia-final do Allianz Caparica Pro, Marlon Lipke venceu, com 12.40 pontos, contra 11 pontos para o adversário do Guincho, numa bateria com poucas ondas.

Na final, ao início da tarde deste domingo, Marlon travou duelo com o campeão nacional e perdeu por muito pouco. O atleta algarvio somou 15.30 pontos (contra 15.75 para Frederico Morais) mas fez a melhor onda da final (8.50).

A cinco minutos do fim, Marlon fez uma onda com três boas manobras. Precisava de 7.26 pontos na onda para passar para primeiro, mas os juízes deram-lhe 6.80 pontos.

O Algarve esteve representado nesta etapa inaugural da Liga Moche 2014 por quatro clubes, com um total de 12 atletas, quatro dos quais foram eliminados logo na primeira ronda: Jakob Lilienweiss e João Mealha (Clube de Surf de Faro), Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube) e Paulo Almeida (Clube Naval de Portimão). Na segunda ronda do quadro masculino, sábado, foram eliminados mais três atletas algarvios: Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão), Pedro Tomás Alcobia (Algarve Surf Clube) e Miguel Mouzinho (Algarve Surf Clube).

Na abertura do quadro feminino, foi também eliminada a única atleta algarvia nesta categoria: Yolanda Sequeira-Hopkins (Clube Naval de Portimão).

Ainda no sábado, Marlon Lipke foi o único algarvio sobrevivente da terceira ronda masculina na Caparica, na qual foram eliminados três atletas do Algarve Surf Clube: Joackim Guichard, Eduardo Fernandes e Luca Guichard.

Destaque para Joackim Guichard, de Tavira, que na primeira ronda foi mais forte que o veterano Ruben Gonzalez (quatro vezes campão nacional) e depois foi eliminado na terceira ronda pelo mesmo adversário, com uma onda a fazer a diferença nos instantes finais da bateria.

Um segundo lugar (Marlon Lipke), dois nonos lugares (Joackim Guichard e Eduardo Fernandes) e um 13º lugar (Luca Guichard) foram os melhores resultados alcançados pelos representantes do Algarve na etapa inaugural da Liga Moche 2014, que este ano tem uma prova em Aljezur, na Praia do Amado, de 6 a 8 de Junho.

A próxima etapa da Liga Moche 2014 disputa-se na Ericeira, em Ribeira d’Ilhas, de 17 a 19 de Abril.

 

Finais Allianz Caparica Pro – Liga Moche 2014

Open Masculino
1. Frederico Morais – 15.75 pontos (8.25+7.50)
2. MARLON LIPKE – 15.30 pontos (8.50 + 6.80)

Open Feminino
1. Teresa Bonvalot – 16.75 pts
2. Ana Sarmento – 11 pts
3. Keshia Eyre – 7.35 pts
4. Francisca Santos – 2.55 pts

 

Créditos da foto: Paulo Marcelino

 

Comentários

pub