ETIC Algarve ganha espaço maior e capacidade de expansão em Faro

Por agora é apenas um espaço amplo e aberto, não só por estar ainda em reboco, mas também pelas muitas […]

Por agora é apenas um espaço amplo e aberto, não só por estar ainda em reboco, mas também pelas muitas possibilidades que abre. A Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (ETIC) do Algarve mudar-se para Faro, depois de ter acordado, oficialmente, com a Câmara da capital algarvia, a concessão de um espaço no Mercado Municipal de Faro.

No passado sábado, dia em que foi assinado o protocolo de cedência do espaço entre a autarquia e a escola, a ETIC_Algarve ganhou uma grande tela em branco, de perto de 600 metros quadrados, onde serão instaladas todas as valências que já existiam na escola da ETIC, em Portimão.

A inauguração das novas instalações está agendada para dia 7 de setembro, que é também o Dia da Cidade de Faro. As obras começam agora e deverão estar concluídas «em junho ou julho». Em maio, será intensificado o trabalho de divulgação desta nova fase da vida da ETIC_Algarve.

A mudança não significa, ainda assim, o abandono da cidade barlaventina, já que continuará a estar bem ativo o espaço «Bold, ponto criativo», onde continuará «a oferecer alguns cursos da ETIC».

Aliás, o diretor da escola Nuno Ribeiro deixa bem claro, em declarações ao Sul Informação, que a ida da escola para Faro tem a ver com uma questão de centralidade, uma vez que «60 por cento dos 400 alunos que passaram na escola nestes anos são da zona do Sotavento, alguns de Vila Real de Santo António».

Estando sediada em Faro, a ETIC ganhará em capacidade de atração e, mantendo um espaço em Portimão, não defrauda as expetativas dos alunos daquela cidade e concelhos limítrofes, bem como dos que chegam das zonas mais a Barlavento, como Vila do Bispo ou Aljezur.

Ao mesmo tempo, a mudança para a capital algarvia também permitirá “respirar” melhor, já que a ETIC terá as mesmas valências que em Portimão, «mas maiores». «Vamos ter um estúdio de fotografia, outro de vídeo, uma régie, uma sala de edição, três salas de computadores, com 16 Macintosh cada, uma sala teórica, espaço lounge, espaço biblioteca e centro de recursos», descreveu.

Além de ganhar em amplitude de espaços, a ETIC_Algarve ganha algo ainda mais importante: capacidade de expansão. O novo espaço tem um pé direito de seis metros, o que permite crescer em altura. «Nós, agora, vamos atacar apenas os três metros de altura, exceto o estúdio, que terá cinco. No futuro, temos a possibilidade de criar uma mezzanine», disse.

No passado sábado, Nuno Ribeiro não escondia o entusiasmo que a mudança para «um dos melhores, senão mesmo melhor Mercado do país», onde se espera que a ETIC seja mais um polo dinamizador, a juntar aos serviços públicos, negócios variados e, claro, aos operadores do mercado.

 

Faro já tinha do pré-escolar à universidade e ganha a ETIC

Com a vinda da ETIC para Faro, a capital algarvia adiciona mais um tipo de oferta a uma panóplia de opções educativas que vão «desde o pré-escolar ao ensino universitário», frisou o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau à margem da cerimónia de assinatura do protocolo com a ETIC_Algarve.

O edil, cujo percurso profissional, antes de se tornar autarca, foi ligado à educação (é professor e distinguiu-se como diretor da Secundária Pinheiro e Rosa, escola que sempre apostou nas novas tecnologias), não esconde uma simpatia especial pelas competências que a ETIC oferece, que procurou trazer para o ensino público, batalha que nem sempre conseguiu ganhar.

«Esta é uma escola diferenciada das outras, porque não confere habilitações escolares, mas confere habilitações profissionais reconhecidas nacional e internacionalmente. Tem muitos profissionais já formados a trabalhar na comunicação social e é algo que, de certeza, nos vai trazer orgulho e que acarinhámos desde o primeiro momento», disse Rogério Bacalhau.

A captação da ETIC_Algarve passou muito, disse, pelo vice-presidente da Câmara de Faro Paulo Santos, que conduziu o processo. «Eu apenas disse que deveríamos evitar criar constrangimentos», confessou Rogério Bacalhau. Chegou-se à solução do Mercado Municipal, que tinha espaços para ocupar. «Isto vai ao encontro do nosso objetivo de dar uma nova centralidade aqui ao mercado, com mais públicos, diferenciados», ilustrou.

Para Nuno Ribeiro, a centralidade que este «mercado ímpar» começa a ter é igualmente importante. Mas também o facto de se concentrarem em Faro os principais polos da Universidade do Algarve poderá ser uma vantagem. «Isso é algo que já se passa em Lisboa. Nós somos um complemento, não uma concorrência, à atividade formativa aos mais diversos níveis. Um estudante universitário encontra aqui a possibilidade de fazer aqui uma formação técnica, uma especialização», considera.

«Ao mesmo tempo, uma pessoa que está já no mercado de trabalho pode vir fazer uma atualização, ou um miúdo que está a sair do secundário pode encontrar na ETIC um início do seu caminho profissional. Essa é a nossa grande arma», acrescentou.

 

Comentários

pub