Empresas algarvias ajudam a reeditar o Encontro de Teatro Universitário de Faro

E, 16 anos depois, Faro vai voltar a acolher o Encontro Nacional de Teatro Universitário (ENTU), do grupo de teatro […]

E, 16 anos depois, Faro vai voltar a acolher o Encontro Nacional de Teatro Universitário (ENTU), do grupo de teatro da Universidade do Algarve Sin-cera, muito graças ao apoio de empresas da região. Além da companhia teatral universitária algarvia, com a sua produção de 2013 «Cidade Autoada», vão subir ao palco do Teatro Lethes, entre 27 e 30 de março, o Teatro dos Estudantes Universitários de Coimbra (TEUC) e o Teatro Universitário do Porto (TUP).

O festival terá, igualmente, uma vertente pedagógica, já que contempla a realização de diversos workshops e de tertúlias (ver programa completo em baixo). Este programa paralelo decorrerá não apenas no Lethes, mas também na delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e na Tertúlia Algarvia, na Cidade Velha de Faro.

Os membros do Sin-Cera lançaram-se para esta aventura «um bocado à doida», mas acabaram por provar que vale sempre a pena tentar. Da ideia de reeditar o encontro de teatro, que ficou pela 4ª edição há muitos anos atrás, surgiu outra ideia, que acabou por ser determinante a todos os níveis: a de lançar uma campanha de Crowdfunding, um método de financiamento comunitário feito com base numa plataforma online.

Mais do que conseguir apoios para o 5º «ENTU», o pedido de financiamento teve um efeito, quiçá, mais importante. «O Crowdfuning obrigou-nos a pensar a fundo e com antecedência no festival. Se não fosse por ele, se calhar chegávamos a esta altura e teríamos de adiar o festival», revelou ao Sul Informação o presidente do Sin-Cera Nuno Jorge.

O presidente do grupo teatral universitário não tem problemas em admitir que os membros do Sin-Cera não tinham a experiência necessária, quando começaram, mas acabaram por a adquirir, no processo. «Como se diz, o caminho faz-se caminhando. Mas fazer isso mete algum medo. Acho que acaba por ser mais fácil arriscar quando se sabe menos, pois é muito difícil montar um festival. Sem apoios é, praticamente, impossível», considerou.

Neste campo, os organizadores do «ENTU» acabaram agradavelmente surpreendidos, não só pela adesão que o Crowdfunding teve, permitindo angariar cerca de 2500 euros, mas também pelo entusiasmo que a ideia gerou entre algumas empresas regionais, que se quiseram juntar como patrocinadores.

«Ficámos muito contentes por perceber que há este interesse da parte das empresas da região. Os apoios vieram praticamente todos do tecido empresarial local. Não houve grandes empresas a envolver-se, tirando o Jumbo, que nos deu apoio logístico», revelou.

Certo é que foram reunidas as condições para reeditar o festival e voltar a colocar o Algarve no mapa dos encontros de teatro universitários do país.

 

Novas caras, novas ambições

Nuno Jorge faz parte da nova geração do Sin-Cera, que teve vários elencos e dinamizadores ao longo das suas mais de duas décadas de existência. Até porque a natureza do grupo determina muitas mudanças nos seus elementos e períodos mais ou menos produtivos.

«O Sin-Cera estava a passar, há alguns anos, por um período de menor atividade. No ano passado, fizemos uma produção, a «Cidade Autoada» e conseguimos voltar a estar presentes no FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa. Foi depois disto que surgiu a ideia de reeditar o ENTU», contou o presidente do Sin-cera.

A ideia é que este encontro se repita anualmente, ainda que possa sofrer alguns ajustes. «Para o ano queremos voltar a realizar o encontro, até porque o Sin-Cera celebra 25 anos de existência. Mas deveremos fazer noutra altura do ano, mais para novembro, o mês em que era originalmente realizado», revelou.

Além de dar mais tempo para organizar a próxima edição, a escolha desta data também está ligada ao desejo da organização de atrair o maior número de estudantes universitários possível para «os aproximar mais do teatro».

 

José Louro homenageado

O contributo do professor José Louro, que lançou o primeiro «Entu» em 1993 e foi o inspirador e dinamizador do Sin-Cera durante os anos 90, não será esquecido pelos novos organizadores do encontro. O professor será homenageado e este regresso do «ENTU» é-lhe dedicado.

José Louro está ligado a alguns dos mais importantes marcos da vida cultural da região na atualidade, principalmente no campo do teatro. Basta dizer que foi, também um dos fundadores da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve.

 

Programa do Entu:

Dia 27 Março (Quinta-feira)

10:00 – 13:00 – Workshop Atelier de Movimento – Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) – Formadora: Inês Mestrinho
14:30 – 18:30 – Workshop Atelier de Movimento – IPDJ – Formadora: Inês Mestrinho
21h30 – Espectáculo “A Cidade Autoada para Mário Cesariny” pelo Sin-Cera
22h30 – Tertúlia “Actualidade da Obra de Mário de Cesariny”

Dia 28 Março (Sexta-feira)

15:00 – 18:00 – Workshop de Voz – IPDJ – Elisabete Martins
21h30 – Espectáculo “Vitral” pelo TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra
22h30 – Tertúlia “Cultura e Educação”

Dia 29 Março (Sábado)

11:00 – 14:00 – Workshop Clown – IPDJ – Formador: Pedro Pinto
15:30 – 18:30 – Workshop Clown – IPDJ – Formador: Pedro Pinto
15:30 – 18:30 – Workshop Notas de dramaturgia para um actor – Tertúlia Algarvia – Formador: José António Briote Mariz
21h30 – Espectáculo “Já Gastámos as Palavras” pelo TUP – Teatro Universitário do Porto
22h30 – Tertúlia “Importância do teatro universitário no contexto cultural português”
0:00 – Festa ENTU

Comentários

pub