«Walking Festival Ameixial» regressa em abril com novidades “radicais”

Belas paisagens, bom ar, arqueologia, gastronomia serrana e animação são alguns dos ingredientes que compõem mais uma edição do «Festival […]

Belas paisagens, bom ar, arqueologia, gastronomia serrana e animação são alguns dos ingredientes que compõem mais uma edição do «Festival de Caminhadas do Algarve – Walking Festival Ameixial», que irá decorrer no Ameixial, no interior do concelho de Loulé, de 25 a 27 de abril. Na segunda edição do evento, os passeios pedestres e a «escrita do Sudoeste» mantêm-se como as bases, mas há novidades, em alguns casos bem “radicais”.

Em 2014, a organização adicionou ao programa uma caminhada de orientação noturna e eventos de “Trail Running” (corrida de montanha), uma modalidade que, pela sua dificuldade, já entra no lote dos desportos radicais e que «tem cada vez mais adeptos por todo o mundo», segundo João Ministro, da empresa ProActive Tur, que co-organiza o evento promovido pela Câmara de Loulé.

Também novo é o convite lançado às associações ambientalistas Liga para a Proteção da Natureza (LPN), através do seu núcleo algarvio, e Almargem, que foram convidadas a dinamizar, cada qual, uma caminhada guiada. Segundo João Ministro, também ao nível das oficinas de trabalho serão explorados temas diferentes dos do ano passado, todos eles úteis para quem gosta de passeios na natureza.

As saídas para o campo são o elemento central deste festival e é com uma caminhada que o programa começa. Depois das boas vindas aos participantes, no dia 25 de abril à tarde, será promovida uma caminhada de apresentação, seguida do workshop «Construção de bastões de caminhada», promovido pelo projeto TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais.

Também será inaugurada a exposição «Quem nos escreve desde a Serra», sobre a misteriosa «escrita do Sudoeste», aquela que é a primeira manifestação de escrita da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa. Este será um regresso mostra ao Ameixial, por onde já passou no verão de 2013.

«Os poucos vestígios desta escrita, cerca de cem, encontram-se concentrados na serra do Algarve e aparecem em estelas, ou seja, blocos de pedra fixados no solo, onde o texto era gravado e escrito em arco, de baixo para cima e da direita para a esquerda. Algumas destas estelas foram encontradas precisamente na paisagem que se vai percorrer pelo Ameixial», recorda a ProActive Tur.

Ainda no primeiro dia de evento, as coisas animam com o chegar da noite, com um jantar-convívio e uma caminhada de Orientação e “Trail Running“.

No segundo dia, um sábado, há várias caminhadas por onde escolher: uma caminhada Arqueológica, uma caminhada de Interpretação do Património Construído, uma caminhada de Observação e Identificação de Aves e uma caminhada de Ilustração.

Também serão promovidos diversos workshops, o primeiro logo de manhã e dedicado às famílias, sobre «Escavação Arqueológica».

Durante a tarde, há oficinas sobre «Vestuário para caminhadas», «Bastões e outros acessórios de caminhadas» e «Interpretação de mapas», seguidos de uma tertúlia inspirada na temática «Caminhadas no Algarve: conversa com caminhantes da região». Depois de conversar, há novo convívio, à volta do prato e um Baile Dançante.

No último dia, 27 de Abril, haverá uma Caminhada Fotográfica, uma Caminhada de Observação de Aves, uma Caminhada de Ilustração e o Trail Running Ameixial, com duas provas. Este último evento é já um “fruto” da nova fase do Projeto Querença, que apoia o festival, pois será promovido por um dos estagiários do projeto, que se propõe a dinamizar eventos de corrida de montanha como forma de dinamizar o turismo no interior de Loulé.

De manhã, será realizado um Peddy Paper familiar sobre a escrita do Sudoeste e à tarde realizam-se os workshops técnicos «Alimentação adequada para caminhantes» e «Relaxamento Muscular pós caminhadas». O evento termina com um Lanche Serrano e projeção de imagens.

Todas as atividades do festival são gratuitas, ainda que sujeitas a inscrição prévia, até às 17 horas de 24 de abril, através do e-mail [email protected]. A organização também proporciona aos visitantes «espaços de dormida, zona de campismo, área para estacionamento de autocaravanas, menus fixos para caminhantes, momentos de lazer e animação».

O promotor desta iniciativa é a Câmara Municipal de Loulé, a organização está a cargo da ProActiveTur, Lda e do Projeto Estela. Conta com o apoio da Junta de Freguesia do Ameixial, do Projeto TASA, do Projeto Querença, do Clube Ameixialense e da Direção-Geral do Património Cultural.

Comentários

pub