Surfista algarvio Marlon Lipke ganha pontos na Austrália

Marlon Lipke, surfista natural de Lagos e atleta do Clube de Surf do Algarve, conquistou na Austrália os primeiros pontos […]

Marlon Lipke, surfista natural de Lagos e atleta do Clube de Surf do Algarve, conquistou na Austrália os primeiros pontos na sua campanha para tentar regressar ao circuito mundial de elite WCT.

O surfista algarvio garantiu 160 pontos no Hurley Australian Open of Surfing, na Praia de Manly, onde foi eliminado na segunda ronda, ao início da madrugada (hora portuguesa) desta quarta-feira.

Esta prova é um campeonato de seis estrelas (categoria máxima) do WQS (circuito mundial de qualificação), da ASP (Association of Surfing Professionals)

Marlon encontrou em Manly um mar de ondas invulgarmente pequenas, menos próprias para o seu surf, e perdeu em quarto numa bateria contra três competidores australianos, todos com pontuações baixas.

O atleta algarvio vai agora para Newcastle, ainda na Austrália, onde vai disputar o Toyota Burton Pro, também uma prova WQS ASP de 6 estrelas, já a partir do próximo domingo.

O Marlon Lipke está assumidamente a tentar qualificar-se para o WCT (World Championship Tour, circuito da elite do surf mundial com apenas 34 surfistas), onde competiu em 2009.

É a primeira vez que o faz com nacionalidade portuguesa, que adquiriu no ano passado, para poder representar a Selecção Portuguesa de Surf no Europeu de Surf nos Açores. Antes tinha nacionalidade alemã, apesar de
ter nascido e sido criado em Lagos.

Aos 29 anos de idade, o surfista algarvio, campeão europeu de surf 2012, quer voltar à elite do surf mundial.

É esse o seu objetivo para esta época e, para o tentar alcançar, só vai competir nas provas internacionais que dão mais pontos: WQS de 6 estrelas e Prime.

É também um dos atletas convocados para a prova portuguesa Capítulo Perfeito, que está em período de espera, a aguardar por um dia de ondas perfeitas para tubos em Carcavelos. E vai disputar o circuito português profissional Liga Moche, no qual venceu em 2013 a última etapa, em Cascais.

Se o calendário de provas permitir, Marlon Lipke vai também disputar o Circuito de Surf do Algarve 2014. Foi segundo classificado na 1ª Etapa, no início de Janeiro, em Faro, atrás de José Ferreira, que também competiu no Hurley Australian Open of Surfing.

Já este mês, no dia 2, Marlon venceu, na Praia da Falésia, a 2ª Etapa do Circuito de Surf do Algarve 2014 e assumiu a liderança do ranking.

A 3ª Etapa deste circuito está marcada para os dias 1 e 2 de Março, na Praia da Rocha.

Comentários

pub