Música volta a inspirar sessão de «Filosofia para Crianças» em Silves

A Biblioteca Municipal de Silves acolhe no próximo sábado, 15 de fevereiro, às 15h30, mais uma sessão da “Filosofia para […]

A Biblioteca Municipal de Silves acolhe no próximo sábado, 15 de fevereiro, às 15h30, mais uma sessão da “Filosofia para crianças”. A atividade, dinamizada pelo projeto Enteléquia – Filosofia Prática, voltará a ter como tema “A música: ouvir Schubert faz-me lembrar…”. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

Aqui, através de um formato essencialmente prático, pretende-se que os participantes alcancem o uso consciente e crítico da linguagem e, consequentemente, uma maior apreensão do mundo.

Com o objetivo de transformar o conjunto de participantes numa Comunidade de Investigação e aplicando habilidades criativas, procurar-se-á incentivar a procura do termo que melhor descreve o que cada membro do grupo pensa ou sente com base num estímulo externo, neste caso, a música.

Lançada pela Biblioteca de Silves no passado mês de janeiro, esta é uma nova rubrica mensal dirigida a crianças entre os 5 e os 11 anos.

Em cada sessão, é utilizado o método dialógico socrático, contando com a presença de um facilitador, cuja principal missão não é orientar ou condicionar, mas sim facilitar o diálogo, num “laboratório de ideias” onde ouvir, questionar, conceptualizar, definir, analisar, argumentar, contra-argumentar, exemplificar, contra exemplificar são alguns dos verbos operativos utilizados.

A próxima sessão, dedicada ao Desenho, realizar-se-á a 15 de março e pretende demonstrar que no caso do desenho o pensamento acede ao universal através das características do particular, por processo de abstração.

A Enteléquia – Filosofia Prática® é um projeto educacional de divulgação e prática das aplicações da Filosofia em contextos específicos, sejam eles no âmbito da Filosofia nas Organizações, do Aconselhamento e Consultadoria Filosófica, dos Cafés Filosóficos ou da Filosofia para Crianças e Jovens.

Nesta última vertente, a Enteléquia desenvolve, desde 2007, inúmeros ciclos de sessões de Filosofia cujo objetivo é aperfeiçoar uma habilidade que é natural a todo o ser humano: o pensamento (parafraseando Mathew Lipman, o fundador da Filosofia para Crianças, em finais da década de 60, nos EUA).

O telefone 282 442 112 e o endereço de correio eletrónico [email protected] são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para efeitos de inscrição e fornecimento de informações detalhadas sobre esta rubrica.

Comentários

pub