Lagoa vai «mergulhar» num «mar de sentidos» ao longo de 2014

Um programa com «meia centena de atividades» ao longo de todo o ano de 2014, na área cultural, ambiental e […]

Um programa com «meia centena de atividades» ao longo de todo o ano de 2014, na área cultural, ambiental e desportiva, sob o lema «Lagoa, um Mar de Sentidos» foi apresentado no sábado, dia 1 de fevereiro, pelo presidente da Câmara Francisco Martins.

A apresentação curta antecedeu o concerto de Carminho, que teve casa cheia (e esgotada) no Auditório Municipal de Lagoa. E até mereceria uma referência da fadista, na parte final do seu concerto, quando sublinhou que «com Municípios tão empenhados na Cultura, isso só faz com que nós, artistas, também tenhamos que nos empenhar».

O presidente da Câmara Francisco Martins sublinhou que o programa tem como ideia unificadora tirar partido de «uma coisa lindíssima que temos neste concelho, que é o mar e toda a frente com água». Para delinear a meia centena de atividades, que vão ocupar todos os meses do ano já a partir de Fevereiro, «todos os serviços do município estiveram envolvidos na preparação do programa e empenhados em transformar o município de lagoa na capital regional das boas intenções», sublinhou.

«Vamos ser um concelho de referência, vamos ter atividades ao longo de todos os meses», com «eventos âncora» que, em alguns casos, já existiam e até se tinham tornado referência a nível regional (como o Jazz nas Fontes), mas foram deixando de ser organizados nos últimos anos.

O autarca apelou ainda ao «envolvimento de todos os lagoenses», mas garantiu que os eventos preparados vão ter «poder de atração» de público exterior ao concelho, de modo a «desenvolver Lagoa do ponto de vista cultural e económico»

«É recuperando Lagoa economicamente que nós conseguiremos baixar todo os encargos com o apoio social que atualmente temos», sublinhou.

E, a terminar a sua intervenção, Francisco Martins anunciou que a programação do próximo ano também já está a ser preparada. «Hoje estamos no dia 1 de fevereiro de 2014 e este grupo de trabalho já sabe que o tema para 2015 será o vinho. As coisas agora são feitas com planeamento».

Quanto ao concerto de Carminho terminou com a fadista a cantar a capella um dos seus fados mais conhecidos, depois de interpretações poderosas que arrancaram aplausos a uma assistência rendida a este que é um dos mais jovens nomes do fado.

 

Muita Cultura e outras atividades todos os meses

Os eventos âncora já definidos, embora sujeitos a «ajustamentos e surpresas a concretizar ao longo do ano», começam em Fevereiro (8, 15 e 22), com o Festival “Sons do Fado’2014” (na Bela Vista, Calvário e Porches). A final será no dia 1 de Março, em Lagoa, no Auditório Municipal.

Em Março, nos dias 8, 15, 22 e 29, será a vez do HumorFest’2014, o Festival de Humor, com a intervenção de alguns dos melhores humoristas portugueses, no Auditório Municipal de Lagoa.

Em Abril (17, 18 e 19), terá lugar a primeira edição do Mercado de Culturas, à luz das velas, prometendo uma viagem pelas mais diversas culturas do mundo, com gastronomia, artesanato e artes de rua, nas ruas circundantes ao Convento de S. José, em Lagoa.

Em Maio, regressa o Festival “Sons do Atlântico”, dedicado às Músicas do Mundo e a decorrer junto à ermida de Nossa Senhora da Rocha, Porches.

Neste mesmo mês, haverá ainda a Semana Coral de Lagoa, com a intervenção de vários Grupos Corais, entre os quais o da associação Ideias do Levante. Os concertos terão lugar nas diversas freguesias.

Entre 5 e 6 de Junho, terá lugar o mais esperado regresso: o do festival Lagoa Jazz, no anfiteatro ao ar livre do Parque Municipal do Sítio das Fontes (Estombar), frente a um braço do Rio Arade.

Para 21 de Junho, a marcar o início oficial da estação mais quente, está marcada uma novidade: a Festa de Verão “Noite Black & White”, na Praia de Carvoeiro.

De 16 a 20 de Julho, terá lugar a 12ª Mostra do Doce Conventual, no Convento de S. José, em Lagoa, com pequenas lojas tradicionais de venda de doçaria caseira e licores, animação musical e acesso às exposições culturais e museológicas que estiverem a decorrer.

Em Agosto, de 15 a 24, como é tradição desde há 35 anos, decorrerá mais uma FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, mas agora num «certame renovado, no Parque Municipal de Feiras e Exposições, com um vasto e diversificado programa próprio, a divulgar oportunamente».

Para comemorar o Feriado Municipal, a 8 de Setembro, haverá festa no Largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz, em Lagoa, com eventos religiosos, quermesse, feira tradicional e animação musical.

Em Outubro e Novembro, chegará outra novidade: o Festival de Música Antiga Lagoa’2014, a decorrer por todo o concelho.

Finalmente, a fechar o ano, durante todo o mês de Dezembro vai decorrer o «Parque do Pai Natal», um programa para crianças e adultos, no Parque Municipal do Sítio das Fontes (Estombar), bem como Concertos de Natal (nas Freguesias).

Comentários

pub