Faro é única presença algarvia no Top10 das melhores cidades para investir, visitar e viver

Faro é a única cidade algarvia que integra o Top10 do ranking elaborado pela empresa Bloom Consulting, que avalia e […]

Faro é a única cidade algarvia que integra o Top10 do ranking elaborado pela empresa Bloom Consulting, que avalia e classifica as cidades portuguesas de acordo com a sua performance nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver).

Denominada Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, esta classificação analisa a eficácia dos 308 municípios portugueses e é comandada, sem surpresas, pela cidade de Lisboa, seguida do Porto e de Braga.

O ranking baseia-se em estatísticas oficiais e em pesquisas online, e analisa variáveis como o número de novas empresas, as taxas de ocupação hoteleira, desemprego, criminalidade e poder de compra, em cada um dos municípios em comparação com a média nacional.

Segundo a empresa, não foram usadas entrevistas, mas «dados estatísticos concretos de fontes oficiais que foram contrastados com a procura que os municípios obtêm online e com a performance que os seus websites e redes sociais têm na hora de comunicar com os seus públicos-alvo».

Lisboa é a líder deste ranking nas três categorias, sendo considerada a melhor cidade para investir, viver e para visitar. Segue-se a cidade do Porto, a segunda melhor cidade para negócios, a terceira para fazer turismo e a quarta melhor do país para se viver.

O estudo inclui ainda quatro cidades do Algarve (Faro, em 8º, Albufeira, em 21º, Portimão, em 22º, e Lagos, em 23º), bem como sete cidades do Norte entre as 25 cidades com melhor classificação.

O Centro é considerado a melhor região para viver, conseguindo posicionar três cidades no Top10: Coimbra (5º), Aveiro (6º) e Leiria (7º).

Demonstrando que o forte do Algarve é mesmo o turismo, no todo nacional, os municípios de Albufeira, Tavira, Lagos, Portimão e Faro estão, por esta ordem, no Top 10 de Visitar (Turismo). Albufeira lidera mesmo a tabela de estadias.

Apesar disso, é Faro que se destaca, ao combinar as três categorias principais, afirmando a sua posição de liderança a nível regional. Sendo 5ª na categoria Visitar (Turismo), a capital algarvia apresenta o melhor desempenho regional nas áreas de Negócios (Investimento) e Viver (Talento), o que lhe vale o primeiro lugar no Algarve e o 8º a nível nacional.

Dois municípios algarvios situam-se na metade de baixo do ranking nacional. São eles São Brás de Alportel, no  180º lugar, e Alcoutim (289º). Monforte (no distrito de Portalegre, no Alto Alentejo) ocupa o último lugar da lista dos 308 municípios.

Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Portugal, justifica o estudo, dizendo que, «numa altura em que os orçamentos locais se encontram sujeitos a um processo de escrutínio intenso, todas as autarquias devem assegurar que todos os cêntimos gastos são um bom investimento. É por esta razão que agora, mais do que nunca, há uma necessidade de aplicar medidas fiáveis para garantir sucesso da estratégia de “Region” e “City Branding”».

«Uma “marca-cidade” é um ativo para os municípios. Deve ser gerida de forma a potenciá-los e com o propósito de alcançar diferentes objetivos. Segundo a nossa metodologia, existem três dimensões primordiais através das quais se pode aferir, de forma tangível, o potencial de uma “marca-cidade”: comércio (investimento), turismo e talento», acrescentou ainda.

«Este ranking não podia ter sido lançado em momento mais oportuno. Portugal enfrenta desafios económicos consideráveis e a previsão de recuperação afigura-se bastante lenta. O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© pode desempenhar um papel cimeiro na ajuda aos Municípios, não só no que toca à definição de prioridades, mas também na perceção da imagem que estes têm no resto do País e internacionalmente», concluiu Filipe Roquette.

 

Top25 do ranking nacional:

1º Lisboa
2º Porto
3º Braga
4º Oeiras
5º Coimbra
6º Aveiro
7º Leiria
8º Faro
9º Guimarães
10º Cascais
11º Sintra
12º Évora
13º Setúbal
14º Viseu
15º Viana do Castelo
16º Maia
17º Funchal
18º Almada
19º Torres Vedras
20º Matosinhos
21º Albufeira
22º Portimão
23º Lagos
24º Vila do Conde
25º Castelo Branco

 

Ranking regional (e posição a nível nacional)

1º Faro (8º)
2º Albufeira (21)
3º Portimão (22º)
4º Lagos (23º)
5º Tavira (32º)
6º Loulé (33º)
7º Silves (56º)
8º Olhão (65º)
9º Lagoa (82º)
10º Aljezur (91º)
11º Vila Real de Santo António (114º)
12º Vila do Bispo (118º)
13º Castro Marim (144º)
14º Monchique (145º)
15º São Brás de Alportel (180º)
16º Alcoutim (289º).

 

 

Comentários

pub