Declarações de Pedro Nunes ao Sul Informação valem-lhe inquérito disciplinar da Ordem

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve Pedro Nunes vai ser alvo de um inquérito por […]

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve Pedro Nunes vai ser alvo de um inquérito por parte do Conselho Nacional de Disciplina da Ordem dos Médicos, no seguimento das declarações que fez ao Sul Informação, em que apelidava médicos do Hospital de Faro de «tontos» e «burros».

O Bastonário da Ordem dos Médicos (OM) José Manuel Silva esteve em Faro esta sexta-feira para se reunir com o Conselho Distrital da OM e revelou aos jornalistas que o caso foi enviado para aquele Conselho por parecer à direção da OM que «ferem o Código Deontológico» da Ordem.

«Há, de facto, qualificações que são utilizadas em público – e que penso que todos concordarão que são insultuosas para os médicos a quem são dirigidas [os do Serviço de Cardiologia do CHA) – que me fazem recordar a frase de Sigmund Freud: Quando Pedro fala de Paulo, fico a saber mais de Pedro do que de Paulo», disse José Manuel Silva.

«Caso se comprove que houve violação dos preceitos éticos do Código Deontológico, está prevista uma pena de repreensão ou de censura. Não me parece que se chegue a uma situação de suspensão e certamente nunca a uma de expulsão», revelou.

As declarações de Pedro Nunes ao Sul Informação terão sido tema central da reunião, onde também foram abordadas as muitas polémicas que têm vindo a público sobre o funcionamento dos hospitais do Algarve. Mal-estar que levou José Manuel Silva a exigir que o ministro da Saúde restabeleça «a boa gestão no administração no CHA e que seja feita uma inspeção a esta unidade de saúde, que junta os hospitais de Faro, Portimão e Lagos.

Evitou, ainda assim, avançar com um pedido de demissão, defendendo que «não lhe cabe aconselhar» a tutela nesta matéria. «Quero apenas emitir a opinião que considero muito importante que o sr. Ministro atue para restabelecer a paz e boa gestão no Centro Hospitalar do Algarve», disse o Bastonário. «Não nos compete a nós nomear nem demitir conselhos de administração», ilustrou.

«Achamos que é absolutamente essencial que o Sr. Ministro da Saúde tire as suas conclusões e tome providências, mas também que a Inspeção Geral das Atividades em Saúde faça o seu papel, como já foi solicitado por escrito pela Ordem dos Médicos, e faça uma inspeção no CHA», defendeu o Bastonário da OM.

 

Bastonário encontrou «péssima gestão dos recursos humanos no CHA»

Apesar de admitir que os problemas nas unidades de saúde se sentem um pouco por todo o país, José Manuel Silva considerou que a situação no CHA «podia estar bem melhor». «Aquilo que encontrámos aqui no Algarve foi uma agudização de todos os problemas e uma péssima gestão dos recursos humanos», considerou.

«Quando nós sabemos que é absolutamente essencial atrair mais médicos especialistas para o Algarve, este tipo de intervenções tem o efeito precisamente contrário», assegurou.

O mal-estar é cada vez mais evidente e, segundo apurou o Sul Informação, a grande maioria dos médicos do CHA (nos três hospitais) foram hoje trabalhar ostentando fotografias de burros algarvios na lapela. À hora de reunião do Conselho Distrital, ainda havia fotografias destas espalhadas nas mesas da delegação de Faro da OM.

Ontem, numa reunião que teve lugar em Lisboa, uma delegação da AMAL transmitiu ao ministro da Saúde Paulo Macedo que os autarcas algarvios consideram que «a posição do dr. Pedro Nunes enquanto administrador do CHA é insustentável».

 

 

Comentários

pub