Cavaleiros de renome internacional competem em Vilamoura a partir de dia 11

Centenas de cavaleiros, entres os quais muitos de renome internacional, prepararam-se para rumar ao Algarve para participar na prova de […]

Centenas de cavaleiros, entres os quais muitos de renome internacional, prepararam-se para rumar ao Algarve para participar na prova de hipismo «Vilamoura Atlantic Tour 2014», a partir de 11 de fevereiro.

A poucos dias do início do emblemático circuito algarvio e numa altura em que já não se aceitam candidaturas, «há 740 cavalos inscritos e a lista de espera vai longa», revelou o Centro Hípico de Vilamoura, que organiza o evento.

Entre os dias 11 de fevereiro e 9 de março, vão competir na localidade do concelho de Loulé cavaleiros de 29 países. Entre eles, contam-se Bernardo Alves (BRA), Jessica Kurten (IRL), os irmãos Trevor e Shane Breen (IRL), Dermott Lennon (IRL), Leon Thijssen (HOL), Harrie Smolders (HOL), Gilles de Balanda (FRA), Julien Gonin (FRA), Isheau Wong (TPE), Mark Bettinger (ALE), Jos Verloy (BEL) ou Antonio Mariñas Soto (ESP).

Por país, o maior contingente vem da Grã-Bretanha, com 180 cavalos inscritos. Dos cavaleiros vindos do Reino Unido, a organização destaca «Laura Renwick e alguns membros da equipa Whitaker». Entre os cavaleiros nacionais estarão presentes Luís Sabino Gonçalves, António Vozone, Mário Wilson Fernandes, António Portela Carneiro, entre outros.

«O Vilamoura Atlantic Tour é composto por três CSI2* e um de 3* e terá como course designers Bernardo Costa Cabral (1.ª semana), Bob Ellis (2.ª semana), Frederic Cottier (3.ª semana) e Frank Rothenberger (4.ª semana). Recorde-se que Frederic Cottier será este Verão o course designer das provas de Saltos dos Jogos Equestres Mundiais», revelou o Centro Hípico de Vilamoura, numa nota de imprensa.

As instalações do centro estão, de resto, «transformadas numa verdadeira cidade equestre», para acolher os milhares de pessoas que este evento atrai. «A segunda pista está a ser ampliada e remodelada com tapete Otto Sport, à semelhança do que sucede com a principal, denominada Francisco Moura Arena», revelou a organização. A par destas melhorias, o espaço contará este ano com «a maior tenda para alojamento de cavalo, com 40m de vão por 60 de comprimento», segundo o diretor da prova António Moura.

Este é um evento que, além da componente desportiva, tem também uma forte carga social. Daí que seja igualmente relevante o regresso a Vilamoura do Sheikh Samir Mirdad, que esteve na edição de 2012 do evento e não escondeu que gostou do que viu em Vilamoura e na região. Mostrou-se mesmo disposto em aplicar algum do dinheiro da família real saudita no Algarve, junto da qual tem forte influência.

Também por esta capacidade de atração de turistas, além da divulgação internacional do Algarve, este é considerado um evento chave no programa anual de animação turística algarvio.

Comentários

pub