Álbum de Mísia escolhido pelos Prémios «Sopa da Pedra» da RUA FM

«Delikatessen Cafe Concerto», de Mísia, foi eleito como o Melhor Álbum 2013, pelos Prémios «Sopa da Pedra», atribuídos pela Rádio […]

«Delikatessen Cafe Concerto», de Mísia, foi eleito como o Melhor Álbum 2013, pelos Prémios «Sopa da Pedra», atribuídos pela Rádio Universitária do Algarve (RUA FM).

O júri escolheu ainda, como Melhor Álbum Revelação 2013 (para álbuns de estreia), em ex aequo «Arcos Voltaicos» dos Tanira (projeto já com muitos anos de existência, mas que apenas em 2013 gravou o primeiro registo discográfico) e «Cartas de um Marinheiro», do novo projeto de José Flávio Martins, Senhor Vadio.

Na categoria de Melhor Música Original 2013, os temas vencedores, ex aequo, foram «Pedra-Sal», dos Adducantur (do EP de estreia Semente) e «Bóia de Sentença», do trabalho algarvio de Zé Francisco & Orquestra Azul (parte do álbum Caminho de Mar e Luz).

O prémio para Melhor Versão 2013 ficou para a versão do tema de José Afonso «A Morte Saiu à Rua», gravado pelo projeto nascido no seio da d’Orfeu, Contracorrente.

Finalmente o júri dos Prémios Sopa da Pedra, atribuiu uma Menção Honrosa ao álbum “Dêem-me Duas Velhinhas, Eu Dou-vos o Universo”, com recolhas de Tiago Pereira para «A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria». Um trabalho que mereceu a distinção do júri pelo «valoroso trabalho de recolha e divulgação dos valores culturais e da memória do nosso povo».

Os Prémios Sopa da Pedra são atribuídos anualmente para distinguir os melhores lançamentos nacionais na área da música folk/tradicional. Desde 2005, um júri formado por jornalistas e especialistas de todo o país, junta-se em torno do programa da RUA FM «Sopa da Pedra», para a votação.

«Sopa da Pedra» é um programa da RUA FM, dedicado à música tradicional portuguesa e europeia.

No passado, os Prémios Sopa da Pedra já premiaram nomes como António Zambujo, Gaiteiros de Lisboa, Mandrágora, Deolinda, Júlio Pereira, Dazkarieh ou Uxu Kalhus.

Para a edição de 2013, fizeram parte do júri Álvaro José Ferreira (blog A Nossa Rádio), António Pires (blog Raízes e Antenas), Carlos Norton (Sopa da Pedra), João Sá (programa de rádio Folklândia) e Luís Rei (site e programa de rádio Crónicas da Terra).

Comentários

pub