Tempestade provoca destruição de dois restaurantes de praia em Sagres

Do restaurante da praia do Tonel, em Sagres, já só restam uns paus, já que a fúria das ondas de […]

Do restaurante da praia do Tonel, em Sagres, já só restam uns paus, já que a fúria das ondas de ontem destruiu por completo a estrutura. Um prejuízo que a concessionária, a fazer contas a uma vida de trabalho destruída em minutos, avalia em 100 mil euros.

Na vizinha praia do Beliche, o restaurante resistiu, mas com muitos danos. O que valeu é que os proprietários conseguiram ainda, na tarde de ontem, já quando o mar estava muito alterado, retirar os eletrodomésticos e equipamentos mais caros para as escadarias de acesso, protegendo-os da investida das ondas.

Mesmo assim, houve muitos equipamentos que não foi possível tirar a tempo e que acabaram por sofrer grandes danos. O próprio restaurante ficou abalado nas suas estruturas e prevê-se que tenha que ser reconstruído na totalidade.

Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, já se deslocou aos locais mais afetados, tendo a autarquia disponibilizado meios para, pelo menos, ajudar os concessionários os retirar os destroços de uma vida de esforço.

O autarca revelou ao Sul Informação que, no âmbito das intervenções do Polis Sudoeste, já estava prevista uma intervenção nos dois apoios de praia que ontem acabaram por ser destruídos pela tempestade.

Agora, adiantou, há que repensar o que vai ser construído, para tentar evitar a repetição deste caso. Fonte da Câmara de Vila do Bispo explicou que já há apoios de praia que podem ser retirados durante o Inverno, com alguma facilidade, e que está em estudo a possibilidade de poderem ser instalados naquela zona.

Neste local da Praia do Tonel, em Sagres, havia um restaurante. Nada resta.

No entanto, como salientou Adelino Soares ao nosso jornal, «estes pequenos empresários sofreram grandes perdas e agora não há como apoiá-los. As seguradoras nunca lhes quiseram fazer seguros e agora eles é que têm que arcar com todos os prejuízos».

Daí que o edil já tenha tentado saber, junto da Agência Portuguesa do Ambiente e de outras entidades oficiais, se há alguma forma de apoiar a reconstrução. «Nós até estamos abertos à possibilidade de poder ser a Câmara a recorrer a uma linha de apoio, mas, pelo que me disseram, não há nada. Isto até poderia ser útil para ocorrências futuras».

Restaurante da Praia do Beliche também sofreu muitos danos

Para a próxima semana, já estava programada uma reunião entre os concessionários da orla costeira de Vila do Bispo, responsáveis e técnicos da Polis Sudoeste e outras entidades com jurisdição na área. Nessa reunião, Adelino Soares gostaria que fosse debatido um possível pedido de «apoio ou que se arranjasse uma forma de apoiar estes pequenos empresários».

 

Veja mais fotos aqui.

 

 

Comentários

pub