Polo Museológico dos Frutos Secos reabre em Loulé

O Polo Museológico dos Frutos Secos vai ser reaberto em Loulé no dia 1 de fevereiro, o dia que se […]

O Polo Museológico dos Frutos Secos vai ser reaberto em Loulé no dia 1 de fevereiro, o dia que se assinala a elevação de Loulé a cidade, um investimento da autarquia que vai permitir colocar «à disposição dos visitantes mais um equipamento cultural que favorece a descoberta e o conhecimento de uma realidade que está em vias de extinção no Concelho».

«Integrado na Rede Museológica do Concelho de Loulé, este espaço é o testemunho de uma atividade que desempenhou um importante papel social, económico, tecnológico e cultural, sobretudo na freguesia rural de S. Sebastião: cultivo e transformação de frutos secos. A pequena unidade fabril de produção e comercialização de frutos secos, desativada nos anos 90 do século XX, foi adaptada pelo Município de Loulé para fins museológicos e teve a sua inauguração oficial em dezembro de 1998», descreve a Câmara de Loulé, numa nota de imprensa.

No espaço museológico, localizado na Rua Gil Vicente, encontra-se uma máquina de partir amêndoa e outra de triturar alfarroba que, juntamente com outros objetos e materiais, possibilita aos visitantes o contacto direto com os processos tradicionais e uma melhor compreensão e conhecimento desta atividade socioeconómica.

Poderão ser realizadas visitas ao espaço de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17 horas. Para mais informações, contactar a Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé através do telefone 289 400 885 ou do email [email protected]).

Comentários

pub