Mais de 50 mil pessoas na Passagem de Ano de Albufeira

A Festa de Fim de Ano em Albufeira continua a ser motivo de preferência de milhares de visitantes que escolhem […]

A Festa de Fim de Ano em Albufeira continua a ser motivo de preferência de milhares de visitantes que escolhem a cidade para dar as boas vindas ao Novo Ano. Bom exemplo dessa preferência, são os números divulgados pelo motor de busca Trivago, onde Albufeira ocupou o pódio nas escolhas nacionais para celebração da data. Música, fogo-de-artifício e animação marcaram o último dia do ano.

Mas o programa ainda não terminou! Até dia 5 de janeiro, Albufeira acolhe Festival de Humor “Solrir”, o maior evento do género a nível nacional.

Milhares de pessoas de vários pontos do País rumaram ao sul para festejar os últimos dias do ano em Albufeira, naquele que já é considerado um dos maiores acontecimentos a nível nacional.

Com uma temperatura agradável e um cartaz bastante apelativo, no dia 31, mais de 50 mil pessoas escolheram a praia dos Pescadores para brindar ao Novo Ano no tão aguardado concerto junto ao mar.

A despedida do ano velho foi feita por Richie Campell e a 911 Band que puseram a plateia a dançar ao som de temas como“That`s How We Roll”, “Love Is An Addiction”, Get With You” e “Whataday”, entre outros.

O programa começou logo às 22h00 com o warmup a ficar à responsabilidade do conhecido algarvio DJ China e da vocalista Kat Blue.

Às 23h00 Richie Campell saltou para o palco para reproduzir, no último dia do ano, o espetáculo que decorreu no Campo Pequeno e que originou a gravação do seu primeiro DVD ao vivo.

Depois das 12 badaladas e do espetacular fogo-de-artifício ainda regressaram para deixar a multidão ao rubro neste concerto do artista português.

O espetáculo de luz e de cor iluminou também o céu da praia da Oura, marcando o início de 2014. Depois disso a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, encheu-se de animação com a Star Parade, um desfile de artistas circenses que encheram as ruas e estabelecimentos comerciais aderentes de malabarismos, acrobacias, números com fogo e muitas surpresas.

Mas o Fim de Ano de Albufeira, para além de ser um programa diversificado que procura atrair famílias e mais visitantes nesta época do Ano, aproveita também para mostrar diferentes pontos do Concelho. O Paderne Medieval é disso exemplo.

Durante cinco dias, de 28 de dezembro a 1 de janeiro, a aldeia do Barrocal algarvio recuou no tempo e acolheu perto de 10 mil visitantes que tiveram a oportunidade de percorrer as ruas de Paderne num ambiente único. O núcleo antigo da aldeia preparou-se a rigor e apresentou um mercado medieval onde não faltaram as iguarias gastronómicas, as artes e ofícios de antigamente, exibições e atuações musicais alusivas à época. Os visitantes do primeiro dia do ano puderam ainda assistir ao desfile histórico que retrata a cerimónia da entrega da Carta de doação a Paderne.

O programa de Fim de Ano de Albufeira resultou de uma parceria entre o Município e a Agência de Promoção de Albufeira (APAL), com o apoio dos empresários locais que contribuíram financeiramente para a realização do evento.

Carlos Silva e Sousa, presidente do Município, salientou que a programação de Fim de Ano de Albufeira continua a ser uma referência a nível nacional, destacando “a importância das parcerias que têm permitido dar continuidade a esta celebração de rua que todos os anos atrai milhares de pessoas ao concelho”.

O autarca destacou ainda que “o evento de fim de ano funciona como chamariz para atrair gente para o concelho, mas convém não esquecer as dezenas de propostas de fim de ano que existem por Albufeira, nos bares, nos restaurantes, nos hotéis, o que prova que o concelho está mobilizado para esta época do ano”.

A segurança foi também referida como um aspeto bastante positivo e sem ocorrências dignas de registo.

O recinto contou com diversos hospitais de campanha com médicos da Cruz Vermelha preparados para prestar auxílio em caso de eventuais acidentes. O autarca aproveitou para agradecer a todas os profissionais e entidades de diversas áreas ligadas à logística, montagem e organização do evento, entre os quais a equipa da autarquia, segurança e transportes, Bombeiros Voluntários, GNR, INEM, Cruz Vermelha, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, Polícia Marítima e Municipal e Proteção Civil.

As celebrações do Novo Ano vão continuar até ao próximo dia 5 de janeiro com o Solrir, o melhor Festival de Humor em Portugal, a decorrer no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados.

Para começar o ano em grande pode assistir a quatro noites de humor diferentes, hilariantes e solidárias. Hoje, dia 3, atuam Mocê dum Cabréste, João Pinto e Nilton.

No sábado é a vez de Ana Arrebentinha, Rui Xará e Aldo Lima. No último dia, 5, atuam João Seabra e Serafim.

Os espetáculos iniciam sempre às 21h30, à exceção do último dia, que começa às 17h00.

Comentários

pub