«Funchal» já atracou em Portimão depois da chegada do rebocador de Setúbal

Os cerca de 400 passageiros do paquete «Funchal» que, desde ontem, estavam ao largo do Algarve já estão a sair […]

Os cerca de 400 passageiros do paquete «Funchal» que, desde ontem, estavam ao largo do Algarve já estão a sair do navio de cruzeiros, depois de o rebocador vindo de Setúbal ter chegado a Portimão e ajudado na manobra de entrada e atracagem da embarcação neste porto algarvio, disse ao Sul Informação fonte portuária.

O rebocador, que saiu de Setúbal às 5h30 da manhã deste domingo, chegou a Portimão por volta das 18h00.

Os passageiros, provenientes da Madeira, onde o paquete passou o ano ao largo da cidade que lhe dá o nome, eram aguardados em terra por familiares e por sete autocarros de operadores turísticos, uma vez que a viagem deveria ter terminado em Lisboa.

No entanto, devido ao estado alteroso do mar na costa ocidental, o armador tinha decidido rumar ao porto de Portimão, mas a indisponibilidade de um rebocador em Sines acabou por atrasar a entrada do paquete na barra do Arade e a sua atracagem.

Desde ontem, e devido à agitação marítima que também se faz sentir na costa sul do Algarve, o «Funchal» andou a navegar a sete milhas da costa entre a zona frente a Albufeira e a Baía de Lagos, de modo a não causar desconforto aos seus passageiros.

A edição online do Público adianta que, cerca das 6h30 da manhã deste domingo, o navio tentou atracar frente a Alvor, para poder desembarcar os passageiros a bordo de um catamarã, mas a agitação do mar impediu a manobra.

Ontem, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, tinha dito ao Sul Informação que «esta situação prova à exaustão que o Algarve, e o Porto de Portimão especificamente, necessitam com urgência de um rebocador».

Agora, mais de 24 horas depois de o «Funchal» ter chegado à zona ao largo de Portimão, a situação chegou ao fim, com o desembarque dos passageiros. Seis dos autocarros que os aguardavam em terra desde a tarde de hoje dirigem-se a Lisboa e um ao Porto, mas há passageiros que já seguiram de carro para os seus destinos.

Entretanto, o deputado socialista algarvio Miguel Freitas questionou este domingo o Governo na Assembleia da República sobre o atraso na contratação, por parte do IPTM, de um rebocador para fazer a atracação do paquete Funchal no porto de cruzeiros de Portimão a 4 de Janeiro.

Comentários

pub