Recolha de 158 toneladas pelo Banco Alimentar do Algarve «é obra» no auge da crise

Cerca de 158 toneladas de alimentos foram doadas ao Banco Alimentar Contra a Fome  (BACF) do Algarve, na campanha de […]

Cerca de 158 toneladas de alimentos foram doadas ao Banco Alimentar Contra a Fome  (BACF) do Algarve, na campanha de saco que decorreu no sábado e no domingo em 160 lojas da região.

Os números são inferiores à recolha de há cerca de um ano, mas, ainda assim, «é obra» manter a recolha a estes níveis, «tendo em conta que 2013 foi o pior ano desde que a crise começou», considerou o presidente do BACF do Algarve.

Em declarações ao Sul Informação, Nuno Cabrita Alves disse que «quem dá são, muitas vezes, pessoas que também estão em dificuldades», o que torna o gesto ainda mais significativo. «Houve mais pessoas a dar, mas cada qual tem tendência a dar um pouco menos» do que noutros anos.

Uma retração que se notou no consumo, em geral. «Houve alguns supermercados em que acabámos por retirar as equipas mais cedo, pois não entrou nenhum cliente durante mais de hora e meia», revelou.

A campanha de doação em saco já terminou, mas continuam ativas as campanha online e vale, até dia 8 de dezembro. «As pessoas ainda podem e, se possível, até deviam, contribuir por essa via», disse a rir, a. O responsável pela instituição no Algarve mostra-se esperançado no aumento das doações por esta via, uma tendência que se tem vindo a verificar.

Para contribuir para a Campanha Vale, basta dirigir-se a uma superfície comercial aderente e comprar um dos vales disponíveis nas caixas registadoras. O Vale só tem validade se for registado.

Já a Campanha Online é acessível de qualquer ponto do mundo através da plataforma «Alimente esta Ideia», onde os beneméritos podem escolher quais os produtos que querem doar e, se preferirem, designar o Banco Alimentar regional que querem apoiar. Caso não o façam, os alimentos são divididos a nível nacional.

No total do país, o BACF recebeu dos cidadãos 2.767 toneladas de géneros alimentares. também aqui, os números são superiores à recolha de maio, mas inferiores à de novembro de 2012, o mesmo que aconteceu no Algarve. Esta foi a 44ª recolha do Banco Alimentar em Portugal.

 

 

Comentários

pub