Escola etic_algarve muda-se de Portimão para Faro

A Etic_Algarve, Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve, vai mudar-se de Portimão para Faro já no próximo ano […]

A Etic_Algarve, Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve, vai mudar-se de Portimão para Faro já no próximo ano letivo, terminando assim uma relação de três anos com a cidade barlaventina.

Ao que o Sul Informação apurou, a escola vai ficar instalada num espaço com 600 metros quadrados no Mercado Municipal de Faro, cedido pela Câmara farense após um protocolo que prevê o pagamento de uma renda mensal.

Numa carta enviada na semana passada à nova presidente da Câmara de Portimão, o diretor da Etic-Algarve dá como principal razão para esta inesperada mudança o facto de, «dos cerca de 400 alunos que tivemos nestes três anos, apenas 30% serem de Portimão e arredores», enquanto «a grande maioria vem de Loulé, Tavira, Faro e até de Vila Real de Santo António».

«Sabemos que, se nos aproximarmos mais do centro do Algarve, atingiremos naturalmente mais formandos», acrescenta Nuno Ribeiro na sua carta a Isilda Gomes,

Reagindo a esta mudança, que constitui um golpe para o cada vez mais desertificado centro da cidade de Portimão, onde se situa a Etic_Algarve, a autarca portimonense disse ao Sul Informação ter ficado «muito surpreendida» com a decisão, até porque o diretor da escola nunca «pediu sequer para falar connosco antes de tomar esta decisão, para podermos conversar e ver se haveria alternativas».

O que é uma má notícia para Portimão, é uma excelente notícia para Faro. Nos 600 metros quadrados de área no Mercado Municipal da cidade (atualmente são apenas 400 metros quadrados), uma área em openspace e com seis metros de pé direito, a Etic_Algarve espera investir, em obras que deverão começar em Março ou Abril do próximo ano, cerca de 100 mil euros.

Mas até agosto, pelo menos até ao fim do corrente ano letivo, a escola pretende manter-se nas suas atuais instalações em Portimão.

Inauguração da Bold.Ponto Criativo, a 12 de outubro passado

Nuno Ribeiro acrescenta, na carta enviada a Isilda Gomes, que «saímos de Portimão, mas não abandonamos Portimão», uma vez que «iremos manter o espaço que a senhora inaugurou, a Bold.Ponto Criativo, onde continuaremos a dinamizar cursos curtos, workshops e atividades criativas».

A inauguração deste espaço, a 12 de outubro, foi, aliás, a primeira da nova presidente da Câmara portimonense, imediatamente após a sua tomada de posse, e então nada foi dito pela direção da Etic sobre a mudança para Faro.

No espaço Bold.Ponto Criativo, também no centro de Portimão, Nuno Ribeiro pretende manter cursos curtos e workshops sobre temas ligados à imagem, design e criatividade, não cortando assim, de forma definitiva, a sua ligação à cidade.

 

A história conturbada da Etic na antiga Caixa Agrícola

 

A Etic_Algarve instalou-se em 2010 num dos pisos do edifício da antiga Caixa Agrícola de Portimão, situado na Rua França Borges, após celebrar um contrato de arrendamento com a Câmara Municipal, que então estava em vias de concretizar a compra do edifício para aí instalar um polo de indústrias criativas.

Só que, entretanto, a Paróquia de Portimão acabou por se tornar responsável por grande parte do imóvel. A Paróquia instalou então diversas entidades ligadas à igreja naquele local, como a Caritas, os Escuteiros, ou a Catequese.

E a partir daí, a vida começou a ficar mais difícil para a Etic_Algarve, uma vez que até o auditório que deveria ser de utilização comum – e que a escola chegou a usar em iniciativas suas – passou a estar fechado.

Além disso, a escola ficou com uma espécie de espada sobre a cabeça, já que a sua permanência no imóvel, onde até tinha feito obras e melhoramentos, passou a ser considerada uma situação a prazo, que duraria apenas até ao fim do atual contrato de arrendamento, no final de 2014.

Em abril do ano passado, a Câmara de Portimão anunciou que a Etic_Algarve se mudaria para o antigo edifício da Escola D Martinho de Castelo Branco, para cuja requalificação a autarquia já teria pronta «uma candidatura a fundos comunitários», para aí instalar «um Centro de Empreendedorismo Jovem – Casa da Juventude».

Só que nem a candidatura avançou, tendo em conta a situação difícil da Câmara, nem chegaram a ser dadas garantias efetivas de continuidade à Etic, pelo anterior executivo municipal então liderado por Manuel da Luz.

Sobre a sua permanência em Portimão, a Etic sublinha, na carta enviada à presidente da Câmara, que «foram três anos de muito trabalho e de forma intensa ficámos ligados à cidade com a realização de inúmeras reportagens, vídeos institucionais, sessões fotográficas e até a criação do logótipo para o Festival da Sardinha…criámos um espólio vídeo do comércio tradicional, registámos o nome Por-ti-à-mão e concebemos um mapa turístico…enfim um sem número de iniciativas que nos ligaram a esta cidade que tão bem nos acolheu».

Mas, acrescenta Nuno Ribeiro, «o percurso foi por vezes difícil e aquilo que eram os objetivos para o edifício da Caixa Agrícola alterou-se por completo, dando lugar à partilha do espaço com a Igreja…»

A Etic_Algarve, que trouxe uma lufada de ar fresco e criatividade a Portimão neste três anos de estadia na cidade, vai agora levar essa sua forma diferente de estar para Faro. Os primeiros cursos deverão arrancar em Setembro de 2014, depois de feitas extensas obras de preparação no espaço no Mercado Municipal da capital algarvia.

Comentários

pub