Nadador Alexandre Agostinho confirma mínimo para Europeus na Dinamarca

O nadador Alexandre Agostinho, da Portinado, conseguiu este fim de semana, em Portimão, realizar a marca de 21;87, confirmando assim […]

O nadador Alexandre Agostinho, da Portinado, conseguiu este fim de semana, em Portimão, realizar a marca de 21;87, confirmando assim o passaporte para os Campeonatos Europeus Absolutos de Piscina Curta, que terão lugar em Dezembro próximo da Dinamarca.

O recorde nacional desta distância pertence ao nadador portimonense, desde 2009 (21”64), mas foi conseguido com os fatos de supervelocidade, cujo uso agora já não é permitido.

No primeiro dia do 21º Torneio de Natação da Portinado, que teve lugar na piscina municipal de Portimão, contando com a presença de 170 nadadores em representação de 15 clubes, o grande momento da tarde foi o empate na prova de 50 livres entre os nadadores Alexandre Agostinho e Miguel Nascimento, ambos com o registo de 22,04. Os dois nadadores portimonenses ficaram apenas a 6 centésimas de segundo do mínimo de acesso para os Europeus da Dinamarca.

Depois de várias tentativas sem conseguir acertar no alvo por muito pouco, foi apenas à quinta vez e durante o primeiro percurso da estafeta de 4×50 livres, que o nadador Alexandre Agostinho, que regressou esta época aos treinos depois de uma paragem de mais de um ano, conseguiria realizar a marca de 21;87, confirmando assim o passaporte para a Dinamarca.

«Fiquei muito feliz por ter realizado o mínimo para os Europeus da Dinamarca. Claro que tinha em mente fazê-lo, mas também sabia que, com apenas dois meses e meio de treino, teria de ser realista e saber que ia ser muito difícil», disse Alexandre Agostinho.

«Mas, depois de ontem ter ficado bastante perto na eliminatória, percebi que tinha todas as condições para poder realizar a marca. Só tenho muita pena de o Miguel não ter conseguido realizar ainda o mínimo», acrescentou o atleta.

Miguel Nascimento, que transitou este ano para o escalão sénior, depois de uma época longa em que esteve em bom plano em grandes competições internacionais (Multinations, Europeus e Mundiais de Juniores), ficou este fim de semana muito próximo dos mínimos para o Europeus absolutos aos 50 livres (22;04) e nos 100 livres (48,73).

O nadador terá, no entanto, uma derradeira oportunidade no próximo fim de semana, data em que termina o prazo estipulado pela FPN para a confirmação dos mínimos.

Nascimento conseguiu ainda vencer a prova de 100 mariposa com o registo de 53,58, marca que constitui recorde pessoal. O mínimo para os Europeus nesta distância é de 52;43.

Destaque também para a vitória da equipa masculina da Portinado na estafeta de 4×50 estilos, com os nadadores Miguel Lopes, Hugo Amaral, Miguel Nascimento e Alexandre Agostinho.

Para os responsáveis da Portinado, a realização do 21º torneio foi «um enorme sucesso e justificou o investimento que foi feito ao nível do melhoramento dos blocos de partida, não só pela qualidade dos nadadores presentes e pelos excelentes resultados conseguidos, mas também, pelo ambiente entusiasmante que se viveu nas bancadas durante todo o fim de semana».

Para o treinador Paulo Costa, «os resultados deste fim de semana em Portimão acabam por ter um sabor algo agridoce. Por um lado, agradável, porque o Alexandre obteve os mínimos para os Europeus Absolutos depois de uma paragem relativamente longa, confirmando mais uma vez o seu grande talento como um dos melhores velocistas de sempre em Portugal, bem como, a enorme determinação que o move no seu retorno à modalidade. Por outro lado, e menos agradável, pelo facto do Miguel Nascimento ver-se obrigado a ter que confirmar os mínimos para os Europeus a pouco mais de dois meses de ter estado presente nos Mundiais de Juniores no Dubai e depois de ter tido um percurso recente muito consistente, que não tem presentemente comparação a nível Nacional».

«O Miguel esteve por várias vezes em finais e bateu recordes nacionais nos últimos Europeus e Mundiais de juniores. Torna-se difícil esperarmos resultados de excelência nas grandes competições, quando temos que mostrar serviço em períodos em que deveríamos estar focados na preparação específica para essas competições. Presentemente e a nível europeu, não existe nenhum nadador da idade do Miguel que tenha efetuado melhor marca da que realizou este fim de semana em Portimão aos 100 livres (48,73) e aos 50 livres (22;04)», acrescentou o técnico.

O torneio contou com os apoios da CMP, Associação de natação do Algarve, Apartamentos Sol Monte e Restaurante Sabores.

Clubes participantes: Portinado – Clube natação da Amadora – Clube Colégio Vasco da Gama – Estrelas São João de Brito – Sport Algés e Dafundo – Sporting Clube de Portugal – C.N.V.N.Famalicão – Clube Natação de Lagos – Clube Natação de Beja – Louletano Desportos Clube – Tavira Natação Clube – Clube Natação de Olhão – Clube Futebol os Armacenenses – Colégio Bernardette Romeira

Comentários

pub