GNR apreende enguia bebé que podia render cerca de 28 mil euros

A GNR apreendeu ontem, quinta-feira, cerca de 56 quilos de meixão, também conhecido como enguia bebé, numa operação de fiscalização […]

A GNR apreendeu ontem, quinta-feira, cerca de 56 quilos de meixão, também conhecido como enguia bebé, numa operação de fiscalização junto à Ponte Internacional do Guadiana, em Castro Marim. Esta é uma espécie «cuja captura é proibida devido ao perigo de extinção» e com um valor comercial muito elevado, neste caso, de «cerca de 28 mil euros».

O pescado proibido foi encontrado numa carrinha ligeira de mercadorias, conduzida por um cidadão espanhol de 42 anos, de Isla Mayor, Sevilha, a quem foi levantado um auto por contra ordenação. O meixão estava «congelado em saquetas individuais com o peso aproximado de 100 gramas por saqueta».

A GNR de Vila Real de Santo António, responsável pela apreensão, acabou por destruir o produto, na presença do homem que a transportava, na Doca Pesca daquela cidade, uma vez que não foi possível «atestar a qualidade do produto apreendido, com vista à sua doação a instituições de solidariedade social».

O meixão «é uma espécie protegida por medidas especiais, entre as quais se inclui a proibição total da captura enquanto juvenis, a fim de permitir a sua reprodução e o aumento da espécie».

«Esta foi uma das maiores apreensões de sempre desta espécie, sendo que apesar de a Guarda Nacional Republicana efetuar com alguma regularidade apreensão da mesma, esta foi a primeira registada na região algarvia», revelou, ainda o Comando Territorial de Faro da GNR, num comunicado.

Comentários

pub