Francisco Amaral: Efeito da crise é «muito pior do que nós pensamos»

«Tenho andado a receber as pessoas todas, para as conhecer e tenho vindo a aperceber-me que isto está muito pior […]

«Tenho andado a receber as pessoas todas, para as conhecer e tenho vindo a aperceber-me que isto está muito pior do que nós pensamos. Acho que a realidade de dificuldades em Castro Marim é semelhante ao que está a acontecer em todo o país», considerou o recém-eleito presidente da Câmara castromarinense Francisco Amaral, sem esconder alguma angústia pelas situações «do arco da velha» que lhe são apresentadas diariamente.

O decano dos autarcas algarvios «e um dos poucos dinossauros» que continua em funções à frente das autarquias portuguesas mostrou-se muito preocupado com os resultados do levantamento pessoal que tem vindo a fazer.

«Tenho testemunhado, todos os dias, situações do arco da velha, desde fome, a condições de habitabilidade degradantes, passando por pessoas que não têm dinheiro para pagar a renda, para comprar uns óculos aos filhos ou para uma operação, pois as listas de espera no Hospital de Faro é de anos e anos», ilustrou.

«Isto leva-me a crer que situação do país é muito preocupante e que muitas Câmaras neste país, senão a maioria ou mesmo todas, no orçamento para o próximo ano, vão ter de secundarizar por completo as obras, para alocar as suas receitas apenas à ação social», considerou.

«O panorama é negro e eu não vislumbro uma solução imediata. E o que é facto, é que os autarcas lidam com os problemas diários dos munícipes, aos quais têm de dar uma resposta rápida», considerou Francisco Amaral.

O autarca eleito pelo PSD diz mesmo que há um desfasamento entre os representantes da população no Parlamento com a realidade do país. «Há uma “decalage” entre o que lá se passa e o País real. Os senhores deputados não fazem ideia do que se está a passar no país. principalmente dos deputados dos partidos do Governo, mas também dos do PS», que considera que estão mais preocupados com «politiquices» do que em resolver os problemas dos portugueses.

Francisco Amaral será o convidado da próxima semana do programa radiofónico «Impressões», dinamizado em conjunto pelo Sul Informação e pela Rádio Universitária do Algarve RUA FM (102.7 FM). O programa irá para o ar na quarta-feira, às 19 horas.

Comentários

pub