Mais de 500 pessoas encheram sala na apresentação das equipas da Portinado

Perto de 500 pessoas estiveram no grande auditório do Teatro Municipal de Portimão (Tempo), no passado dia 11 de Outubro, […]

Perto de 500 pessoas estiveram no grande auditório do Teatro Municipal de Portimão (Tempo), no passado dia 11 de Outubro, para assistirem à apresentação pública das equipas da Portinado para a nova época desportiva 2013/2014.

A cerimónia contou com as presenças da maioria dos atletas da associação, muitos familiares e alguns representantes institucionais, designadamente, da autarquia local e Associação de Natação do Algarve.

Durante cerca de uma hora e meia, foram apresentadas as modalidades para a nova época desportiva, os respetivos atletas e treinadores, calendários competitivos e objetivos a atingir e os muitos eventos desportivos que serão realizados.

Foram ainda apresentados ao público os «princípios basilares que devem orientar a associação e todos as pessoas diretamente envolvidas no projeto, bem como, o seu plano de formação a longo prazo».

 

Triatlo ressurge

Como novidades para a nova época, destaque para o ressurgimento do triatlo, que, após alguns anos de interregno, volta agora a fazer-se representar em competições nacionais.

Depois de uma década de grande conquistas a nível nacional e várias representações em Taças do Mundo, Campeonatos Europeus e mesmo Mundiais, a Portinado volta agora a fazer-se representar nas competições com uma equipa formada por dois atletas, mas que crescerá muito brevemente para seis.

Os objetivos do triatlo serão a aposta na formação de novos atleta e o desenvolvimento do nível competitivo, com o enquadramento de novos elementos.
A participação competitiva será sobretudo ao nível dos diversos campeonatos nacionais de triatlo de sprint e triatlo longo.

 

Alexandre Agostinho regressa

Novidade também é o regresso do nadador internacional Alexandre Agostinho, que após um ano afastado das piscinas, volta agora cheio de “força” para conquistar novos feitos para a natação portimonense.

A natação pura conta este ano com um grupo muito numeroso, dos maiores de sempre e com grandes perspetivas de atingir excelentes resultados.

A natação pura tem como principais objetivos participar nos Europeus de piscina curta da Dinamarca, em Dezembro próximo, conquistar o título nacional masculino de clubes da 3ª divisão, conquistar vários títulos nacionais absolutos e alguns recordes nacionais.

A natação terá como treinadores Paulo Costa (equipa absoluta), Hugo Amaral (juvenis e cadetes), Rui Mendonça (infantis e masters), Pedro Correia (preparador físico), Ricardo Palma (fisioterapeuta/osteopata) e Alexandre Agostinho (preparador físico e fisioterapeuta).

 

Polo Aquático reformula-se

O polo aquático, que não terá esta época representação na 1ª Divisão nacional, passará a contar com Jorge Santos como novo treinador principal, substituindo assim Rui Moreira, que se encontra presentemente a treinar uma equipa na Dinamarca.

Jorge Santos vem de Lagoa e foi durante vários anos jogador de polo aquático na Portinado.

A equipa de polo aquático, que terá decerto uma representação condigna no Campeonato Nacional da 2ª divisão, contará com um bom lote de atletas, em que se destacam Nicolay Yanochko, Cristiano Joaquim, Francisco Borralho, entre outros.

De saída, está Maxin que jogará esta época na equipa do Paredes, que disputa a 1ª Divisão, Mário Bergano que se encontra no Porto a estudar, mas que se manterá em atividade, e Daniel Grácio, por razões profissionais.

Os objetivos do polo aquático são a classificação até ao 2º lugar no Nacional da 2ª divisão, classificação até ao 3º lugar no Nacional de juvenis masculinos, participação em várias seleções nacionais e ainda promoção de intercâmbios com outras equipas portuguesas e da vizinha Espanha.

 

Masters e Natação Sincronizada com novidades

Os masters contam também esta época com uma equipa numerosa e tem como objetivos a nível competitivo participar nos Campeonatos Nacionais de Inverno e Verão e uma classificação até ao 8º lugar no Nacional master.

Em termos individuais, pretende-se que os atletas possam melhorar o seu nível técnico.

A natação sincronizada continuará a ser orientada pela treinadora Sónia Teodoro, mas passará a ter Catarina Costa como treinadora adjunta.

A equipa tem como objetivos participar nos Nacionais de Inverno e Verão, uma classificação coletiva até ao 5º lugar no Nacional e participar com várias atletas nas provas de nível de acesso aos quadros competitivos.

Tem ainda como objetivos a promoção de intercâmbios com outros clubes, a participação no Festival Nacional “Estrelas do Mar” e a participação de atletas em seleções nacionais.

 

Natação Adaptada volta

Também irá ressurgir a natação adaptada, através do nadador João Pinto, que iniciará muito em breve a sua participação em competições nacionais. João Pinto foi em jovem nadador da associação.

Após a apresentação teve lugar um lanche convívio, para o qual contribuíram muitos dos pais presentes.

A direção da Portinado faz um «agradecimento especial» à equipa do Tempo, pela «excelente colaboração prestada», bem como à apresentadora e música de serviço, a Lurdes Carriçal, sem esquecer os músicos Maria Pereira e João Cunha.

 

Fotos de: Zito Sousa

 

 

Comentários

pub