Câmara de Vila do Bispo já é «governável» graças ao trabalho feito no primeiro mandato

«Conseguimos amortizar parte da nossa dívida, tornando esta Câmara governável». Esta foi uma das vitórias do primeiro mandato de Adelino […]

«Conseguimos amortizar parte da nossa dívida, tornando esta Câmara governável». Esta foi uma das vitórias do primeiro mandato de Adelino Soares à frente da autarquia de Vila do Bispo, que o presidente, reempossado no sábado passado, quer que continue no futuro.

No discurso de tomada de posse, o autarca socialista acrescentou que «conseguimos muita coisa, mas a maior obra foi a nossa disponibilidade para ajudar a resolver os problemas das pessoas», tendo, por exemplo, resolvido «situações que se arrastavam há décadas», como «o caso do Bairro da Liberdade em Sagres, o Bairro da Unidade em Burgau, o Bairro Cerro do Moinho em Budens e o Bairro Encosta do Sol na Salema».

Outra das vitórias conseguidas, apesar das dificuldades, foi o financiamento de «muitas das nossas obras. Um bom exemplo disso é o Centro Escolar de Budens, com perto de um milhão de euros de financiamento, que vai iniciar em breve».

Adelino Soares salientou também orgulhar-se de «ser presidente de um território que é reconhecido pelas suas enormes potencialidades», e adianta cinco exemplos disso: os dois programas que a RTP realizou do Verão Total, no concelho, um deles ligado à candidatura da Ponta de Sagres às 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

A SIC Noticias, por seu lado, exibiu, no dia 14 de outubro, uma reportagem alusiva à 4ª edição do Festival de Observação de Aves de Sagres, que é já o maior evento neste âmbito a nível nacional. «Apesar de inicialmente ser muito criticado, este evento tem conquistado a população do concelho, que reconhece a importância do turismo de natureza para o nosso território».

Outra vitória foi, segundo Adelino Soares, o facto de a RTP, SIC e TVI terem todas falado do 2º Festival do Perceve, que «já é um dos mais conceituados festivais gastronómicos do nosso país. Bem-haja à Associação de Marisqueiros pela coragem e determinação na realização deste evento que reforça a importância do turismo gastronómico para o nosso tecido empresarial».

A nível internacional, sublinhou o autarca de Vila do Bispo, o seu concelho também tem andado nas bocas do mundo. Assim, o canal televisivo norte-americano “CBS News” exibiu, no passado dia 13 de outubro, no programa “Sunday Morning” da jornalista norte-americana Martha Tcheiner, uma reportagem onde abordou a importância de Sagres nos Descobrimentos Portugueses e o seu impacto na História da Humanidade.

Por seu lado, a revista norte-americana Travel & Leisure elegeu a Praia da Salema como «uma das melhores praias secretas do planeta, numa lista de apenas 15 praias, sendo esta a única praia portuguesa a constar dessa lista. O que para nós é um prestígio, uma vez que se trata da maior revista de viagens dos Estados Unidos da América, que mensalmente é lida por cerca de 5 milhões de leitores».

Para o seu segundo mandato à frente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, que tinha começado por recordar «a maior vitória de sempre do Partido Socialista e a maior percentagem alguma vez alcançada numas eleições autárquicas», bem como «uma das mais baixas taxas de abstenção do País», garantiu que não será «só o presidente dos 1616 cidadãos que em mim votaram», mas «de todos os cidadãos do concelho».

Por isso, como prometido, garante que irá avançar com os Orçamentos Participativos e com as Presidências Abertas, «para estarmos próximos daqueles que não se podem deslocar» aos Paços do Concelho.

A terminar, o autarca assegurou: «não pactuarei com interesses que não sejam em prol do bem comum», «tomarei as decisões necessárias para o futuro do concelho sem preocupações eleitoralistas» e «tentarei diariamente melhorar para melhor servir o meu concelho», de modo a «dignificar o cargo de presidente da Câmara».

 

Nuno Amado é o novo presidente da Assembleia Municipal

A cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos de Vila do Bispo para o mandato de 2013-2017 teve lugar, no passado sábado, dia 19 de outubro, no Centro Cultural de Vila do Bispo.

Assim, para a Câmara Municipal, tomaram posse, Adelino Soares, Rute Silva e Afonso Nascimento (pelas listas do PS), que constituem o executivo, e Gilberto Viegas e Nuno Rio (pelas listas do PPD/PSD).

Durante a primeira sessão da Assembleia Municipal, foram igualmente eleitos como presidente da Assembleia Municipal Nuno Amado (PS), como 1º secretário António Batista (PS), e como 2ª secretária da mesa Rafaela Costa (PS).

 

Veja aqui mais fotos da tomada de posse.

 

Comentários

pub