“Submarino” do projeto Ocean Revival já “navega” no Museu de Portimão

Não, não é um verdadeiro submarino, nem está ancorado à porta do Museu de Portimão. Mas o novo núcleo do […]

Não, não é um verdadeiro submarino, nem está ancorado à porta do Museu de Portimão. Mas o novo núcleo do «Ocean Revival», instalado numa ala da antiga cisterna subterrânea do Museu, recria de facto o interior de um submarino, para levar quem não pode mergulhar nas profundezas do mar à descoberta daquele projeto inovador.

O novo núcleo foi inaugurado na sexta-feira passada, a abrir as comemorações das Jornadas Europeias do Património em Portimão. E nesse mesmo dia houve dezenas de pessoas, entre as quais algumas crianças, que puderam entrar no submarino e espreitar pelas suas escotilhas abertas virtualmente para o Parque Subaquático Ocean Revival, em Portimão.

Sem molhar sequer os pés, os visitantes deste novo núcleo podem ficar a conhecer a história dos navios afundados a cerca de três milhas da Praia de Alvor, a história do próprio projeto Ocean Revival e ainda acompanhar a evolução da vida marinha nos recifes artificiais.

«Há cinco lcd, cada um dedicado ao seu tema, para os quais se pode olhar através das escotilhas abertas no submarino, bem como peças retiradas dos navios afundados», explicou Luís Sá Couto, principal mentor do «Ocean Revival». Tudo para mostrar mais um pouco da história das embarcações afundadas, informação destinada a quem não mergulha, mas também aos próprios mergulhadores.

O contra-almirante Nunes Teixeira, representante do Chefe do Estado Maior da Armada, também presente na inauguração, salientou o «imenso prazer da Marinha em cooperar no projeto Ocean Revival», do qual «o núcleo no Museu de Portimão é um importante complemento».

O submarino do Museu de Portimão pode ser visitado durante os horários normais de funcionamento daquela estrutura, sendo mais um elemento da sua exposição permanente.

Ao que o Sul Informação apurou, há já visitas de escolas e de agrupamentos de escuteiros programadas.

A inauguração do núcleo Ocean Revival no Museu de Portimão antecedeu o afundamento do quarto e último navio do projeto, o navio hidrográfico «Almeida Carvalho», operação que decorreu no sábado.

Comentários

pub