Professora e doutorando da Universidade do Algarve ganham prémio internacional

A professora Susana Fernandes e o doutorando José Pereira da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade do Algarve […]

A professora Susana Fernandes e o doutorando José Pereira da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade do Algarve (UAlg) venceram o Prémio de Melhor Artigo de Jovem Investigador «Timberlake», pelo artigo «Two-variable linear programming: a graphical tool with Mathematica», que apresentaram na última International Conference on Algebraic and Symbolic Computation, que decorreu em Lisboa.

A docente do Departamento de Matemática e o aluno de doutoramento em Engenharia Informática apresentaram, neste trabalho, uma ferramenta didática inovadora – a GLP_Tool – que permite explorar e resolver graficamente problemas de programação linear com duas variáveis.

«A GLP_Tool, que foi implementada com o sistema de álgebra computacional Wolfram Mathematica, é uma ferramenta gráfica, completamente interativa e dinâmica. Depois de introduzir os dados da instância a estudar, o utilizador poderá fazer variar todos os coeficientes do problema e verificar as correspondentes alterações, quer na representação gráfica, quer nos seus valores ótimos, em tempo real», descreveu a UAlg.

A resolução gráfica de problemas de programação linear está atualmente presente nos programas de disciplinas de matemática, quer no ensino universitário quer no ensino secundário.

«Os autores acreditam que a GLP_Tool será uma mais-valia no ensino/aprendizagem da Programação Linear em particular e da Matemática em geral», acrescentou a Instituição de Ensino Superior algarvia.

Ao mesmo tempo, consideram o arrecadar deste prémio internacional «um reconhecimento da qualidade do trabalho realizado, uma valorização da investigação e divulgação da Matemática e um incentivo à produção de ferramentas didáticas».

O prémio «Timberlake – SYMCOMP2013» é um valor monetário atribuído pela Timberlake Consultants (que representa o Wolfram Mathematica em Portugal) aos melhores artigos de jovem investigador, apresentados na conferência internacional Algebraic and Symbolic Computation.

A ferramenta estará brevemente disponível, de forma gratuita, no sítio de internet do Wolfram Demonstrations Project.

Comentários

pub