Montado é o protagonista das Jornadas Europeias do Património em Odemira

“Lugares de aqui: O Montado, um património a conhecer” é o tema da iniciativa que a Câmara de Odemira promove […]

“Lugares de aqui: O Montado, um património a conhecer” é o tema da iniciativa que a Câmara de Odemira promove na localidade de Vale de Santiago, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, no sábado, dia 21 de setembro, às 16 horas.

Esta iniciativa insere-se no programa do festival “Setembro Cultural” que acontece no concelho de Odemira, ao longo de todo o mês.

Esta iniciativa convida a população a participar num piquenique num montado junto à localidade de Vale de Santiago, no interior do concelho, e conhecer este tipo de paisagem que predomina no Alentejo e que constitui um sistema multifuncional, agro-silvo-pastoril, assente no sobreiro e na extração de cortiça.

O evento contará com as presenças de Maria Margarida Pereira, diretora da Escola Superior Agrária de Beja do Instituto Politécnico de Beja, e António Martins Quaresma, historiador.

Os participantes são convidados a participar neste convívio e levar o seu farnel. O ponto de encontro será junto ao Centro Sócio Cultural do Vale de Santiago, às 16 horas.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do património.

Desde há vários anos que o Município de Odemira se associa às Jornadas Europeias do Património, promovendo diversos eventos no seu território.

Este ano, o temas das Jornadas para é “Património /Lugares”, através do qual a Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional, pretende “chamar a atenção para a dimensão humana de que o património se reveste, expressa materialmente em espaços e paisagens – urbanos e não urbanos – que nos marcam, que exploramos e com que convivemos numa relação de proximidade.”

Comentários

pub