Tavira assinala Jornadas Europeias do Património a falar de ossos, figos secos e ondas

Exposições, demonstrações gastronómicas e visitas guiadas compõem o programa através do qual Tavira se associa às comemorações das Jornadas Europeias […]

Exposições, demonstrações gastronómicas e visitas guiadas compõem o programa através do qual Tavira se associa às comemorações das Jornadas Europeias do Património, nos dias 20 e 21 de setembro.

Assim, na sexta-feira, dia 20, às 10h00, abre no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira a exposição “Ossos que contam histórias”.

Esta mostra tem a sua origem em “Quando os ossos revelam história”, concebida há anos pelo Centro de Investigação em Paleoecologia Humana e Arqueociências do extinto Instituto Português de Arqueologia.

Trata-se de uma temática pouco frequente na museologia portuguesa. De forma didática, poderá conhecer-se esqueletos de peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves, o seu modo de locomoção, a dentição, entre outros aspetos.

Serão, ainda, mostrados ossos e objetos exumados das intervenções arqueológicas realizadas no concelho tavirense.

Às 15h00, haverá uma visita guiada àquele Núcleo Islâmico do Museu, proporcionando uma visita pelo espólio, do qual se destaca um troço da muralha islâmica, um capitel califal, uma torre de roca antropomórfica e o famoso “Vaso de Tavira”. Esta permite, ainda, uma passagem pela exposição “Ossos que contam histórias”.

No sábado, dia 21, para as 10h30, está marcada outra visita guiada, desta vez às obras de conservação e restauro da igreja de São Pedro Gonçalves Telmo (Nossa Senhora das Ondas).

Será apresentada uma síntese da história do edifício (classificado como Monumento de Interesse Público) bem como da intervenção em curso, permitindo observar in loco as características da obra, conhecer procedimentos de diagnóstico e algumas das técnicas aplicadas na recuperação estrutural e no restauro dos bens artísticos.

A inscrição é gratuita e obrigatória, sendo limitada a quinze participantes.

Nesse mesmo dia, às 15h00, haverá uma demonstração gastronómica com figos secos, integrada no ciclo de “Passeios e comeres da Dieta Mediterrânica”. A iniciativa terá lugar no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria.

Trata-se de uma atividade integrada no ciclo de passeios e oficinas sobre os saberes-fazeres da cozinha mediterrânica, inserido no âmbito da exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar”.

A oficina, orientada por Célia Gonçalves, é de inscrição gratuita e obrigatória, sendo limitada a vinte participantes.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cinquenta países com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância do conhecimento, da proteção e valorização do património.

 

Programa

Dia 20, sexta-feira

10h00: Inauguração da exposição “Ossos que contam histórias”
Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira

15h00: Visita guiada ao Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira

Dia 21, sábado

10h30: Visita guiada às obras de conservação e restauro da igreja de São Pedro Gonçalves Telmo (Nossa Senhora das Ondas)
Rua D. Marcelino Franco

15h00: Ciclo de “Passeios e comeres da Dieta Mediterrânica”: figo seco (demonstração gastronómica)
Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria

Para mais informações:
Palácio da Galeria: 281 320 540 ou Núcleo Museológico Islâmico: 281 320 570
E-mail: [email protected] ou [email protected]

Comentários

pub