Lugares em terra e no mar marcam Jornadas Europeias do Património em Portimão

Os “Lugares” vão marcar as Jornadas Europeias do Património deste ano, sendo assinaladas em Portimão de forma muito especial, destacando-se […]

Os “Lugares” vão marcar as Jornadas Europeias do Património deste ano, sendo assinaladas em Portimão de forma muito especial, destacando-se a inauguração do núcleo do parque subaquático Ocean Revival, a viagem histórica pelos saberes e tradições da Mexilhoeira Grande, uma visita aos mosaicos romanos da villa romana da Abicada e um concurso de fotografia digital inspirado na temática das vinhas e do vinho.

Destaque para a inauguração do núcleo Ocean Revival no Museu de Portimão, que terá lugar às 18h30 do dia 20 de setembro, proporcionando a quem visitar este novo espaço em forma de submarino um “mergulho” pelo Parque Subaquático de Portimão, de forma a acompanhar a evolução da vida marinha nos recifes artificiais compostos pelos navios afundados a cerca de três milhas da Praia de Alvor.

No dia seguinte, 21 de setembro, será afundado o navio hidrográfico “Almeida Carvalho“, quarto e último da frota de ex-navios cedidos ao projeto Ocean Revival pela Armada Portuguesa e composta pela corveta “Oliveira e Carmo”, pela fragata “Comandante Hermenegildo Capelo” e pelo patrulha “Zambeze”.

Nesse mesmo dia, 21 de setembro, o programa que o Museu de Portimão preparou para assinalar as Jornadas do Património propõe uma visita aos monumentos megalíticos de Alcalar, onde entre as 16h00 e as 23h00 os visitantes poderão fazer uma viagem ao quotidiano da comunidade da Mexilhoeira Grande, desde a pré-história até mais recentemente, ao tempo dos nossos avós.

Este ano, além dos habituais ateliês da pré-história, haverá novidades com atividades que retratam os saberes, ofícios e tradições das gerações mais antigas, onde os idosos contarão histórias, partilhando os seus saberes e suas ocupações.

A proposta é recuar no tempo e participar em atividades como as construções de taipa, a produção de cal, a moagem, a cestaria, a empreita, as cores e sabores do mel, o fabrico do pão e dos doces regionais, entre outros.

Mas dessa época árdua outras memórias também serão evocadas, como as animações e festarolas que juntavam a comunidade e onde a diversão se articulava com o trabalho: por isso, à noite, será recreada uma desfolhada, ao som das concertinas, com biscoitos fritos a acompanhar.

Os jogos tradicionais também não serão esquecidos e não faltarão o pião, os berlindes, a malha, a corda em linha, o saltar à corda, as caricas, a macaca, os jogos do burro e das cinco pedrinhas, entre outros, que poderão ser praticados por gente de todas as idades.

Neste dia poderá ainda petiscar e provar algumas iguarias que também fazem lembrar o antigamente.

Para 22 de setembro, a sugestão é partir à descoberta dos mosaicos da villa romana da Abicada antes do seu restauro, observando igualmente uma reconstituição de como estariam no local durante a época romana.

A concentração dos interessados está marcada para as 9h30 no Museu de Portimão, de onde se deslocarão em viatura própria até ao local, situado no lote 35 da Zona Industrial de Vale de Arrancada (ao lado da Carglass).

Se preferirem, podem optar por ir diretamente para o local, estando o início da visita agendado para as 10h00.

Após os trabalhos de levantamento e acondicionamento realizados em 2011, os mosaicos da villa romana da Abicada ficaram sob a guarda do Museu de Portimão, estando previsto que ainda este ano se inicie o restauro de três destes mosaicos, no âmbito de um projeto de colaboração entre o Museu de Portimão e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

O património local sob várias perspetivas

 

Ainda integrada neste programa, a Casa Manuel Teixeira Gomes recebe entre as 10h00 e as 17h00 de 20 de setembro a iniciativa “Brincar ao Património”, composta por dinâmicas de grupo destinadas a jovens entre os 5 e os 10 anos, que visam estimular a sua expressão corporal, a criatividade e o conhecimento sobre a história e cultura locais, reforçando o sentido crítico e de identidade patrimonial.

Entre 19 e 24 de setembro, a Junta de Freguesia de Alvor apresentará o documentário “No meu tempo, se bem me lembro….”, que resultou da recolha de relatos reais de munícipes durante 2011 e 2012, a exibir diariamente em dois períodos: das 9h00 às 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30, de segunda à sexta.

De realçar também o concurso de fotografia digital “Património/Lugares”, dirigido a fotógrafos amadores e que decorrerá entre 20 e 22 de setembro sobre o tema dos vinhedos, das vindimas, do vinho e das adegas vitivinícolas locais.

O início desta atividade gratuita terá lugar na Casa Manuel Teixeira Gomes entre as 17h00 e as 18h30 de 20 de setembro, estando a entrega das fotos marcada para o dia 23 de setembro até às 17h00 no mesmo espaço cultural, sendo que as inscrições prévias decorrem até 19 de setembro, através dos seguintes contactos: Casa Manuel Teixeira Gomes – e-mail: [email protected]; tel: 282480492 / 927246318.

Comentários

pub