Reabertura de praias interditas em Quarteira depende de testes à água já em curso

A água das duas praias de Quarteira que estão interditas a banhos desde ontem, domingo, devido a uma descarga acidental […]

A água das duas praias de Quarteira que estão interditas a banhos desde ontem, domingo, devido a uma descarga acidental de esgotos, já está a ser novamente testada, depois de as autoridades da área do ambiente terem feito recolhas esta manhã.

O presidente da Câmara de Loulé Seruca Emídio diz que espera ter algum feedback ainda hoje sobre o resultado destas análises, que tudo indica deverão confirmar que, a partir de amanhã, terça-feira, já se poderá ir a banhos no Forte Novo e em Quarteira Nascente.

«Contamos ter alguma informação sobre os resultados destas análises ainda hoje, mas não temos a certeza se seremos informados. Também não queremos passar a ideia de que estamos a pressionar as autoridades do ambiente», revelou Seruca Emídio ao Sul Informação. As análises estão a ser levadas a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Muitos banhistas, mesmo sabendo que houve uma descarga de águas residuais naquela zona, na manhã deste domingo, continuam dispostos a ir a banhos nas duas praias, mas a Polícia Marítima e os nadadores salvadores têm impedido que isso aconteça. A bandeira vermelha está içada em ambos os locais desde a manhã de ontem, altura em que se detetou a descarga.

«O alerta foi dado por volta das 10 e tal, por pessoas que se aperceberam que algo não estava bem, devido à cor e ao cheiro da descarga», recordou Seruca Emídio. O piquete da Câmara chegou ao local pouco tempo depois e «rapidamente determinou que a causa era uma avaria na estação elevatória da ETAR de Loulé Nascente».

A situação ficou resolvida «em pouco tempo», com os trabalhos a serem dados como encerrados «por volta das 14 horas», o que não impediu a interdição a banhos por 48 horas, como estipula a lei, sempre que há descargas acidentais.

O facto de esta situação ter acontecido em pleno agosto, numa altura em que Quarteira está repleta de turistas, é um problema, mas Seruca Emídio não acredita que tenha um impacto muito forte na imagem desta zona balnear.

Desde logo porque foi uma situação «muito localizada», que está a afetar uma pequena parte da frente de mar desta freguesia louletana. «Eu próprio estava na praia ao lado e não me apercebi de nada. Só soube pelos telefonemas que recebi», disse.

«As duas praias interditas representarão cerca de um oitavo da extensão total de praias», ilustrou o autarca louletano, que lembra que as praias de Vilamoura também pertencem a Quarteira.

«Além disso, até agora não tivemos indicações de que qualquer das pessoas que se banhou lá tenha tido uma reação adversa ou problemas de pele», acrescentou.

Mesmo que as análises feitas hoje confirmem que já é seguro ir a banhos, a bandeira vermelha só poderá ser arriada a partir do meio da manhã desta terça-feira, devido ao período obrigatório de interdição de 48 horas.

Comentários

pub