Portimonense e Farense seguem em frente na Taça da Liga

As duas equipas algarvias que disputaram a 1ª Fase de Grupos da Taça da Liga garantiram este domingo a passagem […]

As duas equipas algarvias que disputaram a 1ª Fase de Grupos da Taça da Liga garantiram este domingo a passagem à fase seguinte, com histórias diferentes mas com o mesmo final feliz. O Portimonense impôs-se no seu grupo e acabou no primeiro lugar, mas o Farense teve de sofrer e contar com a ajuda do Santa Clara, beneficiando do facto de hoje ter marcado dois golos, no empate com o Tondela.

A via mais fácil para o Farense seguir em frente, que tinha uma vitória e uma derrota nos dois primeiros jogos da Fase de Grupos, era a derrota do Santa Clara. Com esse cenário, um empate, fosse a quantos golos fosse, garantia a passagem. Mas o santa Clara, que perdera com o farense na jornada inaugural, venceu o Desportivo das Aves, o  que obrigava o Farense a empatar pelo menos a dois golos, o que conseguiu, em Tondela.

A equipa de Faro teve de sofrer e só garantiu o empate final a 3 minutos do fim, através de Rafa, depois do adversário se ter adiantado no marcador a meio da segunda parte. No final da primeira parte já havia empate, a um golo e a história não foi muito diferente. Primeiro marcou o Tondela, de penálti e João Reis repôs a igualdade, pouco depois.

No final dos dois jogos, o Aves e o Farense tinham os mesmos quatro pontos. Uma vez que os primeiros critérios de desempate nesta fase da competição são o “goal average” primeiro e, logo a seguir, quem tem mais golos marcados, o Farense (3 golos marcados, 3 sofridos) levou a vantagem sobre o Aves (2 marcados, 2 sofridos), que até venceu o jogo no Estádio São Luís. Desta forma, passaram santa clara (1º) e Farense (2º).

Já o Portimonense, que tinha acumulado quatro pontos nas duas primeiras jornadas e que apenas precisava de um empate no jogo em casa contra o Trofense, não se ficou pelos serviços mínimos e venceu o jogo por 2 a zero. Os golos foram de Ivo Nicolau (3 minutos) e Ricardo Pessoa, de penálti (86 minutos). No grupo da equipa de Portimão também passou à fase seguinte o Beira-Mar, que acumulou quatro pontos nesta fase, contra os 7 do Portimonense.

Comentários

pub