Projeto «Portimão mais Verde» entre a polémica e os elogios

O projeto «Portimão Mais Verde», da Junta de Freguesia de Portimão, que passa por operações de limpeza e manutenção dos […]

O projeto «Portimão Mais Verde», da Junta de Freguesia de Portimão, que passa por operações de limpeza e manutenção dos jardins da cidade, está a causar polémica, entre os que aplaudem a iniciativa e os que a consideram «manobra eleitoral».

A Juventude Social Democrata portimonense, por exemplo, criticou hoje o projeto, estranhando que «só agora, a pouco mais de um mês do término dos respetivos mandatos, haja uma manifesta ação pública relativa a este importante área que aumenta a qualidade de vida dos Portimonenses».

«A Junta de Freguesia de Portimão teve quatro anos de mandato, 48 meses, aproximadamente 1500 dias para preocupar-se com os espaços verdes da maior Freguesia deste Concelho. Ninguém acha de lamentar que desses 1500 dias apenas restem os 30 dias do término desse período para que haja manifesta vontade de recuperar o que deixaram degradar-se até este ponto?», interrogam os jovens laranjas.

Ana Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia de Portimão e número 3 da lista do Partido Socialista candidata à Câmara Municipal, estranha, por seu lado, esta reação da JSD e de candidaturas rivais à autarquia, nomeadamente em comentários colocados nas redes sociais.

«Essa reação só mostra a ignorância de quem nos critica. Esta é uma iniciativa que começou a ser desenhada há meses, no âmbito do protocolo que a Junta tem com o IEFP. As 40 pessoas que estão a trabalhar nos jardins da freguesia são desempregados que têm estado a fazer o Curso de Jardinagem no IEFP, divididos em duas turmas, que começaram pela parte teórica e só agora chegam à componente prática».

Ora, salienta a autarca, «essa parte prática começa agora, não por causa de algum calendário que nós tenhamos imposto, mas devido aos tempos próprios destes cursos do IEFP». Ou seja, «só agora foi possível os alunos deitarem mãos à obra».

O projeto, esclarece Ana Figueiredo, vai durar dois anos e meio, garantindo trabalho e formação profissional a 40 desempregados de Portimão e a recuperação dos espaços verdes da freguesia, que bem precisavam de uma intervenção.

A Junta de Freguesia, acrescentou a autarca em declarações ao Sul Informação, dá apoio logístico, tendo, por exemplo, comprado «os bonés, as t-shirts, algum equipamento que fazia falta».

«Depois de todo o trabalho que tem sido feito e que tem recebido também muitos elogios dos portimonenses, só posso dar os parabéns às duas turmas (B2 e B3) pelo trabalho que estão a realizar», sublinhou.

E reforça: «o ritmo destes cursos não tem nada a ver com o ritmo da campanha eleitoral. Se nos disponibilizaram agora 40 homens para limpar os jardins da cidade, eu quero lá saber se vai haver eleições ou não. Devia ter dito que não? Isto é uma oportunidade única em que a Junta de Freguesia anda a trabalhar há meses, com o IEFP, e as autarquias inteligentes só têm é que saber aproveitar estas coisas».

No seu comunicado, a JSD/Portimão diz que sempre defendeu «que o Concelho de Portimão necessita, atualmente com carácter de urgência, de um tratamento adequado dos espaços verdes existentes nas Freguesias de Portimão, de Alvor e da Mexilhoeira Grande, assim como deve ser potenciada a criação de novos espaços similares, melhorados e que deem resposta às novas zonas habitacionais entretanto construídas, para usufruto de todo e qualquer Portimonense e suas respetivas famílias independentemente da faixa etária».

Neste sentido, a JSD/Portimão, apesar de criticar o «timing» da intervenção, «felicita a Junta de Freguesia de Portimão, na pessoa da sua Presidente Ana Figueiredo, pela criação e implementação do projeto “Portimão mais Verde” que, em parceria do IEFP, através do Curso de Jardinagem pretende restaurar os espaços verdes da Freguesia de Portimão».

A intervenção dos formandos do IEFP no âmbito do projeto «Portimão mais Verde» já passou pelos jardins 1º de Dezembro, Visconde de Bivar e da Alameda.

Comentários

pub