Polis lança concurso para a requalificação das Quatro Águas em Tavira

O concurso para a requalificação das Quatro Águas, onde se encontra o cais de embarque para a Ilha de Tavira, […]

O concurso para a requalificação das Quatro Águas, onde se encontra o cais de embarque para a Ilha de Tavira, foi lançado esta semana pela Sociedade Polis Ria Formosa. As propostas vão ser aceites até dia 11 de outubro e os promotores da obra estimam que esta comece no início de 2014 e seja inaugurada no início de 2015.

Esta é uma das intervenções previstas para a zona ribeirinha de Tavira, que, no seu conjunto, motivarão um investimento na ordem dos 11,7 milhões de euros. Três destas intervenções estão relacionadas com a  Ilha de Tavira e as Quatro Águas.

No caso desta que será a primeira obra a avançar, o Concurso Público agora lançado tem um preço de base de 2 milhões 965 mil euros, «a que acresce a taxa legal de IVA» e um prazo de execução de 365 dias, ou seja, um ano.

Segundo revelou a Polis Ria Formosa numa nota de imprensa, a obra a concurso, designada «Empreitada de Requalificação das Quatro Águas – Tavira – Bloco A», vai focar-se muito no «acesso viário desde a zona do futuro Porto de Pesca de Tavira até ao cais de embarque das Quatro Águas».

«Esta intervenção permitirá a dignificação deste interface privilegiado entre a cidade de Tavira e a Ria Formosa, concretamente no acesso à Ilha de Tavira e no desenvolvimento de atividades náuticas, e permitindo o estabelecimento de uma mais estreita relação dos cidadãos com os valores naturais em presença», considerou a Polis.

No que toca à renovação dos acessos viários, a intervenção «criará condições para formas alternativas de mobilidade (circulação pedonal e de velocípedes) e melhorará as condições de amenidade no sítio das Quatro Águas, ao nível da vegetação, pavimentos e equipamentos, passando esta zona a constituir uma área nobre para a população, consagrada ao lazer e à fruição do contacto sensorial com o ambiente».

«Paralelamente, será promovida uma maior disciplina e ordenamento da circulação e estacionamento automóvel, a par de uma melhoria das condições para a circulação de transportes públicos, dotando o espaço de estruturas adequadas para o embarque e desembarque de passageiros», acrescentou.

O projeto prevê ainda a instalação de mobiliário urbano e equipamento associado à intervenção, iluminação pública e sinalização informativa, interpretativa e pedagógica.

«O prazo para entrega de propostas, no âmbito do concurso, decorrerá até ao próximo dia 11 de Outubro, seguindo-se o período de apreciação de propostas, adjudicação, contratação e obtenção do visto prévio ao contrato, por parte do Tribunal de Contas. A consignação está prevista para o início de 2014», acrescentou a Sociedade Polis.

«A inaugurar no início de 2015, a requalificação das Quatro Águas permitirá a devolução desta área aos cidadãos, promovendo o seu (re)encontro com um dos seus elementos patrimoniais e ambientais mais valiosos, a Ria Formosa», concluiu a mesma entidade.

Esta obra será financiada através de capital social da Polis Litoral Ria Formosa, S.A. (componentes Estado e Câmara Municipal de Tavira) e financiamento comunitário, proveniente do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), inserido no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

 

Corrigida às 15h44, corrigindo o valor da obra agora lançada.

 


Comentários

pub