Monumentos do Algarve reinventam-se com massagens, música e literatura

Misturar monumentos, massagens relaxantes, música e literatura é possível? O ciclo «Na Senda das Pedras Falantes: reinventar o património» já […]

Misturar monumentos, massagens relaxantes, música e literatura é possível? O ciclo «Na Senda das Pedras Falantes: reinventar o património» já mostrou que sim e agora volta, a partir de domingo, dia 25 de agosto, com a sua segunda edição.

A primeira performance está marcada para a Fortaleza de Sagres, ao longo do dia, prosseguindo este segundo ciclo até 20 de outubro, com passagem por vários monumentos históricos algarvios.

Estas sessões são gratuitas para todos os que adquiram o ingresso de entrada nos vários monumentos contemplados e realizam-se ao longo do dia, de acordo com o horário normal de funcionamento dos monumentos.

As sessões começam a 25 de agosto na Fortaleza de Sagres, seguindo-se 28 de Agosto, no castelo de Aljezur (integrado nas Festas do Município), 31 de agosto, no castelo de Paderne, 8 de Setembro, na ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, 22 de setembro, na villa romana de Milreu (no âmbito das Jornadas Europeias do Património), 7 de outubro no castelo de Loulé (inserido no Dia Internacional dos Castelos) e 20 de Outubro, novamente na Fortaleza de Sagres.

Promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, o ciclo apresenta-se com um «formato inovador, arrojado e interdisciplinar», que conjuga a arte de bem dizer literatura com a envolvência intimista da massagem de relaxamento e da música interpretada ao vivo, aplicadas a um contexto de património e por isso não convencional de leitura.

A ideia original é de Paulo Pires e Sónia Pereira, que integram o projeto Experiment’arte (valência da Associação Cultural Cante Andarilho vocacionada para a promoção e mediação da leitura).

Juntamente com a terapeuta Lúcia Guerreiro, ao longo de sete sessões, Paulo Pires e Sónia Pereira irão proporcionar aos visitantes da Fortaleza de Sagres, da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo), da Villa Romana de Milreu (Estoi, Faro) e dos Castelos de Loulé, Paderne e Aljezur, uma «experiência surpreendente e inédita em Portugal a nível da fruição dos bens culturais».

«A estrutura do ciclo assenta numa lógica de evocação da memória e simbologia dos lugares e numa original e profícua conjugação das linguagens literária, imagética, teatral, performativa, musical e terapêutica», explicam os organizadores.

Além de se pretender promover «momentos de bem-estar e relaxamento, através da massagem corporal e da criação de uma atmosfera que permita criar uma efetiva sensação de leveza e apaziguamento sensoriais, paralelamente o projeto tem por objetivo estimular o gosto e interesse pela descoberta, leitura e fruição de textos literários de curta duração (poesia, prosa poética, crónica, etc.), de temáticas variadas – inclusive sobre o Algarve e o seu património histórico-arqueológico e também imaterial –, privilegiando assim uma dimensão didático-informativa mas também esteticamente apelativa».

Para cada espaço, os promotores propõem, ao longo de um dia, um formato de massagem de relaxamento personalizada (cerca de 15 a 20 minutos por pessoa), acompanhada da leitura expressiva de textos de autores em língua portuguesa, a qual tem como fundo várias “paisagens musicais” interpretadas ao vivo (em acordeão solo e recorrendo a outros instrumentos mais portáteis, num registo que oscila entre o clássico, o contemporâneo, o jazzístico e uma vincada dimensão de improvisação), tudo isto num ambiente intimista e envolvente.

No final de cada massagem, são disponibilizados aos visitantes vários marcadores de livros personalizados, que contêm os textos que foram lidos durante a ação, para que aqueles possam assim aprofundar depois o seu conhecimento a nível de leitura sobre os temas e autores abordados.

 

Quem são Paulo Pires, Sónia Pereira e Lúcia Guerreiro?

 

Paulo Pires e Sónia Pereira são programadores na área da Cultura no Município de Silves, bem como formadores e mediadores de leitura, tendo formação superior e especializações nas áreas das Línguas e Literaturas, Biblioteconomia e Estudos Musicais e Artísticos.

Ao longo dos últimos anos, têm vindo a colaborar com as mais reconhecidas figuras das Artes e Letras portuguesas em formatos diversos vocacionados para a promoção interdisciplinar dos hábitos de leitura junto dos públicos jovem e adulto.

Em 2007 já tinham dinamizado o projeto “Letras ao Sul” para a Direção Regional de Cultura do Algarve e em 2011 apresentaram no Algarve a primeira edição do ciclo “Na senda das pedras falantes”.

Lúcia Guerreiro, convidada especial para este projeto, é engenheira alimentar, psicóloga, docente universitária, massagista/fisioterapeuta e proprietária-gerente do Amazing Day Spa, em Silves.

Comentários

pub