Ministro da Economia anuncia investimento de 15 milhões nos portos do Algarve

O ministro da Economia Pires de Lima anunciou esta terça-feira, na sua visita a Portimão, que vão ser investidos 15 […]

O ministro da Economia Pires de Lima anunciou esta terça-feira, na sua visita a Portimão, que vão ser investidos 15 milhões de euros nos portos do Algarve nos próximos quatro anos.

«O Governo está a investir nestes portos, tem um plano de investimento de cerca de 15 milhões de euros nos próximos quatro anos e uma boa parte desse investimento está concentrado precisamente aqui no porto de Portimão», disse António Pires de Lima, na sua primeira visita ao Sul do país, enquanto ministro da Economia.

A maior aposta é precisamente no porto de Portimão. «São cerca de 10 milhões de euros para dotar este porto de capacidades adicionais, nomeadamente ao nível da captação de turismo de cruzeiros», uma área que o governante salientou estar «a crescer muito em Portugal».

Pires de Lima acrescentou que só no ano passado entraram em Portugal, como turistas estrangeiros, «cerca de 620 mil passageiros» de cruzeiros, sendo esta uma área que o Governo está «a incentivar muitíssimo, não só em Lisboa e Leixões, mas aqui em Portimão».

Os 10 milhões de euros anunciados para o porto de cruzeiros portimonense destinam-se a obras que permitam a entrada de navios de maior porte. Estes navios têm atualmente de ficar ao largo ou nem sequer param em Portimão, devido à falta das obras de de desassoreamento dos canais de navegação e bacia de manobras e ainda de um rebocador para apoiar as manobras dos navios de cruzeiro.

No entanto, segundo disse o presidente da Câmara de Portimão, a solução que continua a ser apontada pelo Governo é a partilha do rebocador estacionado em Sines, o que já acontece atualmente, mas essa solução «não serve os interesses do Algarve».

Ao longo deste ano, estão previstas para o Porto de Portimão mais de 50 escalas de navios de cruzeiros e cerca de 35 mil passageiros, o que representará um crescimento de 53 por cento face ao ano passado.

Estes investimentos – mais de 10 milhões no porto de cruzeiros de Portimão e os restantes 4 milhões no porto comercial de Faro – vão ser feitos no âmbito da integração daquelas estruturas na Administração do Porto de Sines.

Aliás, esta primeira deslocação oficial do ministro da Economia incluiu precisamente uma reunião com representantes das administrações portuárias de Sines e do Algarve, também com a presença dos secretários de Estado do Turismo e das Obras Públicas.

Na sua deslocação ao Sul do país, António Pires de Lima começou por visitar, em Vila Nova de Milfontes, na Costa Alentejana, a Rota Vicentina, um percurso pedestre de 342 quilómetros que liga Santiago do Cacém ao Cabo de S. Vicente, e que pretende ser um novo produto de qualidade no âmbito do Turismo de Natureza, para mais numa área de Parque Natural.

Comentários

pub