Feira Medieval de Silves é «impulso para a economia local»

A Feira Medieval de Silves, que começou na sexta-feira e se prolonga até domingo, dia 11 de agosto, é «um […]

A Feira Medieval de Silves, que começou na sexta-feira e se prolonga até domingo, dia 11 de agosto, é «um impulso para a economia local», garantiu em declarações ao Sul Informação o presidente da Câmara Rogério Pinto.

«Esta feira, que é já uma referência em termos nacionais, é muito importante para o comércio e a restauração de Silves, mesmo para aqueles que ficam fora do perímetro da Feira Medieval», acrescentou o autarca.

Também para as «associações e coletividades é uma janela de oportunidades em termos financeiros para superar as dificuldades atuais, já que têm os seus espaços, nomeadamente ligados à alimentação e bebidas, dentro da feira, permitindo-lhe angariar receitas».

Mas, sublinha o presidente Rogério Pinto, «não é só durante estes dez dias de feira que a cidade de Silves fica a ganhar com  este evento. Quem aqui vem pela primeira vez por causa da Feira Medieval, sente um grande encanto por esta cidade histórica, que está mais limpa, mais cuidada, e quer voltar cá depois, com mais tempo, para visitar os monumentos, comer nos nossos restaurantes, fazer compras no comércio tradicional».

O autarca salienta que a cidade de Silves está «completamente erguida» após os graves danos provocados pelo tornado de novembro do ano passado. E acrescenta: «o tornado também nos trouxe coisas boas, obrigando-nos a fazer pequenas reparações, pequenas requalificações em diversos pontos da cidade». Como exemplos, Rogério Pinto lembra as escadinhas ao lado da Câmara, que foram ajardinadas, a Rua Nova da Boavista, que foi arranjada, ou a Ponte Velha, que foi retocada e caiada.

Também na zona ribeirinha, junto ao Rio Arade, foram feitas algumas intervenções, nomeadamente cortando ervas, melhorando o acesso pelas escadas que ligam ao rio, e replantando as árvores arrancadas pelo tornado».

Outros exemplos da revitalização da cidade é a concessão que a Câmara fez do salão de chá dentro do Castelo e dos quiosques da Praça Al-Mutamid. «São espaços onde agora os turistas podem encontrar um local para descansar e para beber uma bebida fresca. Ao mesmo tempo, são postos de trabalhamos que estamos a criar».

Rogério Pinto fez ainda questão de sublinhar que a Feira Medieval de Silves foi erguida, em grande parte, fazendo uso da «prata da casa». De tal forma que, «neste momento, a feira não é da Câmara, é de todos. Toda a gente vê na feira uma oportunidade».

 

Animação permanente na Feira Medieval

Todos os dias há um cortejo pelas ruas da Feira Medieval de Silves (18h00), a teatralização do episódio diário (18h30, no Largo da Sé ou nas Portas da Cidade», a leitura do Foral (19h00, nas Portas da Cidade), o Torneiro de Armas a Cavalo na Liça (20h00 e 22h30, na Praça Al-Mutamid), o Banquete Real no Castelo (21h00), o teatro circo Augúrio (21h30, Castelo), e o Largo da Colegiada (meia noite).

Pelas ruas circulam grupos de música (Percutunes, de Tunes, Silves, Troubadores, Al-Medievo , Mozárabes e Eduardo Ramos, todos portugueses, e os espanhóis Cuerno de Cabra) e dança (Grupo de Danças Medievais Dá para Pular, do Algarve, Grupo de Danças Orientais e ainda a Dança Tanora, do Egito), bem como figuras medievais e outras animações (Saltimbanco Charneca, Grupo Cénico Viv’Arte, Grupo Cénico PiPemPé).

E há 200 expositores, nomeadamente as tendas de comidas, onde os plásticos não entram e as ementas e bebidas terão sempre um toque medieval, ou as tendas de brinquedos, artesanato e ofícios, roupas, chás e mezinhas, jóias, loiças e tudo o mais que se possa desejar.

Quem quiser, poderá vestir roupas medievais, do clero, nobreza, povo e ainda muçulmanas, e passear-se assim pelas ruas íngremes e iluminadas à media luz de Silves, conferindo uma atmosfera misteriosa a toda a zona. O aluguer dos trajos (no roupeiro situado perto da Sé) custa 3 euros para adultos e 2 euros para crianças, mas vale bem a experiência.

A Feira Medieval de Silves, de 2 a 11 de agosto, abre todos os dias às 18h00. Às sextas-feiras e sábados, encerra às 2h00. Nos restantes dias a feira funcionará até à 1h00.

A entrada custa 2 euros (bilhete diário), 5 euros (bilhete que dá acesso ao Torneio Medieval e ao espetáculo no Castelo) ou 4 euros (pulseira para todos os dias).

A organização da Feira está a cargo da Câmara Municipal de Silves.

Comentários

pub