Cinco praias interditas a banhos no litoral de Silves, Albufeira e Lagoa

Cinco praias no litoral dos concelhos de Silves, Albufeira e Lagoa estão interditas a banhos devido à possível contaminação das […]

Cinco praias no litoral dos concelhos de Silves, Albufeira e Lagoa estão interditas a banhos devido à possível contaminação das águas causada pela abertura da barra da ribeira de Alcantarilha, que se deu ontem, após as chuvadas.

A situação levou ao hastear da bandeira vermelha, por precaução, nas praias de Armação de Pêra e Grande, em Silves, dos Salgados e Galé Poente, em Albufeira, e ainda Vale do Olival, na fronteira entre Silves e Lagoa. Nesta praia, foi hasteada a última bandeira vermelha cerca das 16h30.

A delegação regional da Agência Portuguesa do Ambiente já recolheu água para fazer as necessárias análises de modo a determinar se a água do mar foi ou não contaminada nessa extensa faixa de cerca de cinco quilómetros do litoral.

As primeiras análises à água foram recolhidas pela APA esta manhã e, segundo a Câmara de Silves, os resultados deverão ser conhecidos 18 horas depois. Por isso, na melhor das hipóteses, as bandeiras vermelhas deverão manter-se hasteadas pelo menos até à manhã deste sábado.

Ontem, na sequência das chuvadas que caíram ao fim da tarde, foi necessário abrir a barra da ribeira de Alcantarilha para escoar a água que já provocava inundações, após as chuvadas do fim do dia.

A Câmara de Silves admitiu hoje que se verificaram inundações em alguns estabelecimentos comerciais, na zona baixa da Vila de Armação de Pêra, área identificada como zona de risco de inundações.

Perante este cenário, o presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, com competência nesta área, «decidiu provocar a abertura da barra da Ribeira de Alcantarilha para o mar, evitando assim que ocorresse uma cheia na zona baixa da Vila, salvaguardando, assim, os comerciantes e residentes».

Recorde-se que, ao longo deste mês de agosto, a acumulação de água no estuário da ribeira de Alcantarilha, junto ao lado leste de Armação de Pêra, levou ao aparecimento de milhões de mosquitos, que afetaram turistas, restaurantes, utentes do parque de campismo e residentes.

A Agência Portuguesa de Ambiente (APA), que tem jurisdição sobre a área, em colaboração com a Câmara de Silves, a Junta de Freguesia de Armação e a ARS, reforçaram o combate aos mosquitos com a aplicação de larvicidas e inseticidas e recorrendo até a uma medida extrema, que não deu grandes resultados: a utilização de um helicóptero Kamov, para agitar as águas.

Comentários

pub