Cozinhando na Paisagem terá lugar no Castelo de Aljezur

A ação performativa Cozinhando na Paisagem, de Jorge Rocha, realiza-se no próximo dia 31 de Agosto, às 18h30, no Castelo […]

A ação performativa Cozinhando na Paisagem, de Jorge Rocha, realiza-se no próximo dia 31 de Agosto, às 18h30, no Castelo de Aljezur, com a participação da historiadora Natércia Magalhães e da arqueóloga Silvina Silvério, e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Cozinhando na paisagem integra-se no projeto www.PALATO.org e tem vindo a desenvolver-se nos monumentos do Algarve.

A iniciativa explora o cruzamento entre arte, gastronomia e património, focando a sua ação nas gastronomias associadas a cada sítio histórico. Um menu estipulado a partir das referências encontradas nas entrelinhas da arqueologia é o ponto de partida para uma viagem onde também se contempla a paisagem e se analisa o território envolvente.

Em cada local é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista em conjunto com investigadores, desenvolve uma acção performativa, em formato Talk Show, cozinhando ao vivo e transmitindo em direto na Internet, com os públicos físicos e virtuais em sinestesia.

Depois da se ter realizado nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, na Villa Romana de Milreu e nas Muralhas de Lagos, a ação performativa realiza-se agora no Castelo de Aljezur, com a participação da historiadora Natércia Magalhães e da arqueóloga Silvina Silvério, antecedida por uma visita orientada ao Castelo de Aljezur por Rui Parreira.

Partindo da gastronomia, será abordada a ocupação islâmica no Castelo de Aljezur, cronologicamente balizada entre o século VIII e a primeira metade do XIII, abordando, entre outros aspetos, as relações diretas com as fases das escavações arqueológicas onde foram descobertos silos escavados, no solo, que permitem inferir a função de armazenamento de alimentos associada a esta época.

O PALATO (www.palato.org) foca-se no cruzamento entre arte, gastronomia e património e emergindo de um espaço essencialmente virtual, potencia a divulgação e criação artística e científica.

 

COZINHANDO NA PAISAGEM
Castelo de Aljezur
31 de Agosto

Visita orientada por Rui Parreira
às 18h00
(Concentração no parque de estacionamento do Castelo de Aljezur)

Cozinhando na paisagem no Castelo de Aljezur
às 18h30
Uma ação performativa de Jorge Rocha
Com a participação de Natércia Magalhães e Silvina Silvério

Ficha técnica do PALATO:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa

Comentários

pub