Utentes da Via do Infante vão acampar à porta de Passos e Cavaco no Algarve

A Comissão de Utentes da Via do Infante vai desenvolver, este verão, uma «campanha de desobediência civil» contra as portagens […]

A Comissão de Utentes da Via do Infante vai desenvolver, este verão, uma «campanha de desobediência civil» contra as portagens no Algarve, que inclui «acampadas» junto às residências de férias do primeiro-ministro e do Presidente da República.

Essas acampadas, diz a CUVI em comunicado, terão lugar «na Praia da Manta Rota e na Aldeia da Coelha, na primeira quinzena de agosto, junto às residências de férias do 1º Ministro e do Presidente da República», que a Comissão continua a considerar como «personas non gratas» no Algarve.

Estas serão apenas algumas das ações de protesto que a Comissão que luta contra as portagens na Via do Infante vão promover ao longo dos meses de verão.

Outras iniciativas são a «Marcha do Guadiana», envolvendo «viaturas em marcha lenta através da EN125, no próximo dia 27 de julho (sábado), com concentração e partida, pelas 16h00,  da localidade de Altura (Casto Marim), junto às bombas da Repsol». Segundo a CUVI, «durante o percurso serão feitas diversas paragens em homenagem às vítimas mortais da fatídica EN125».

Em agosto, haverá outra «marcha/concentração», junto à Festa do Pontal promovida pelo PSD e onde se espera a presença do primeiro ministro e de outros membros do governo. «A CUVI vai querer saber da resposta a uma outra carta entregue a Passos Coelho o ano passado», garantem os membros da Comissão.

A Comissão de Utentes também irá marcar presença no desfile de motas, em Faro, promovido pelo Moto Clube de Faro no próximo domingo, dia 21 de julho, a culminar a Concentração Internacional.

Para a primeira quinzena de Setembro, está prevista uma «Marcha Odeáxere – Lagos», com paragens nos locais onde aconteceram acidentes mortais, nomeadamente junto à localidade do Chinicato.

A CUVI sublinha que «a EN125 passa pelo centro da localidade de Odeáxere e a variante projetada já não irá ser construída. As populações desta vila têm sofrido bastante devido ao grande aumento de tráfego por força da introdução de portagens na A22».

Na segunda quinzena de setembro, por seu lado, terá lugar a «Marcha do Aeroporto», com partida de viaturas junto à sede do Moto Clube de Faro, passando pelo aeroporto e terminando junto ao Fórum Algarve, em Faro.

«Todos os pormenores das ações, ainda sem data definida, serão divulgados oportunamente», mas a CUVI avisa que «poderão ainda ocorrer ações-surpresa anti-portagens ao longo de todo o verão, envolvendo a EN125, a Via do Infante ou qualquer outra parte do Algarve».

A Comissão de Utentes salienta que «só com a continuação da luta, forte, determinada e sem medo, será possível apressar o fim das portagens». Por isso, «apela a todos os utentes, entidades e populações em geral, para que participem em mais um buzinão e marcha lenta a favor de um Algarve livre de portagens».

Segundo os dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a Via do Infante/A22 registou uma quebra no tráfego médio diário de 44,4% no último trimestre de 2012.

Comentários

pub