Universidade do Algarve abre pré-candidaturas para o «Ano Zero 2013/14»

A Universidade do Algarve já abriu o período de pré-candidaturas para o «Ano Zero 2013/14» e receberá propostas de alunos […]

A Universidade do Algarve já abriu o período de pré-candidaturas para o «Ano Zero 2013/14» e receberá propostas de alunos finalistas do ensino secundário até dia 31 de agosto. As candidaturas propriamente ditas, irão decorrer de 9 a 16 de setembro (1ª fase), e de 26 de setembro a 3 de outubro (2ª fase). Mais informações podem ser obtidas no site da UAlg.

Este é o segundo ano que a Instituição de Ensino Superior algarvia lança esta iniciativa, cujo objetivo é ajudar os finalistas do secundário «a superar as suas dificuldades no ingresso em cursos superiores de Engenharia/Tecnologia ou Economia, aprofundando os seus conhecimentos na(s) disciplina(s) obrigatória(s) de acesso, Física e Química A e/ou Matemática A».

«O Ano Zero proporciona-lhes, ainda, a oportunidade de frequentarem, simultaneamente, algumas unidades curriculares das respetivas licenciaturas, creditando os ECTS das unidades com aproveitamento nos currículos dos estudantes que ingressem, posteriormente, num curso de Engenharia/Tecnologia ou Economia da UAlg. Permite ainda recuperar o ano de atraso de entrada na Universidade, aproveitando a possibilidade regulamentar de inscrição num maior número de unidades curriculares nos restantes anos do curso», revelou a UAlg, numa nota de imprensa.

No caso dos candidatos a cursos de Engenharia/Tecnologia, são elegíveis «todos os interessados que, tendo concluído o 12º ano com classificação positiva nos exames nacionais de Física e Química A e de Matemática A, não conseguiram entrar no curso de Engenharia da sua preferência, ou que concluíram com aproveitamento o processo de avaliação contínua no ensino secundário, mas não obtiveram aprovação em pelo menos um dos exames nacionais de Física e Química A e de Matemática A».

«Os candidatos poderão ainda ter concluído o processo de avaliação contínua no ensino secundário, sem ter realizado pelo menos um dos exames nacionais de Física e Química A e de Matemática A, ou ter frequentado, entre outras, as disciplinas de Física e Química A e de Matemática A, sem ter tido aprovação no processo de avaliação contínua numa dessas disciplinas ou só nessas duas disciplinas», acrescentou a universidade.

No que toca ao Curso de Economia, as regras são as mesmas, mas relativas apenas à disciplina de Matemática A.

«De realçar que o Ano Zero constitui uma oportunidade para os estudantes estabelecerem o primeiro contacto com o ensino superior e poderem participar ativamente nas atividades académicas da Universidade», concluiu a UAlg.

Comentários

pub