Rui Machete é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros

Rui Machete é o novo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, enquanto António Pires de Lima assume a pasta […]

Rui Machete é o novo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, enquanto António Pires de Lima assume a pasta da Economia e Jorge Moreira da Silva a do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. Paulo Portas, como se previa, passa a ser vice-primeiro ministro.

Esta remodelação governamental acaba de ser anunciada pela Presidência da República no seu site, depois de o primeiro ministro Pedro Passos Coelho se ter reunido esta tarde com o Presidente Cavaco Silva.

O site adianta que «o Presidente da República recebeu, em audiência, o primeiro-ministro e aceitou a proposta que lhe foi apresentada para a exoneração de membros do Governo e a nomeação de novos membros, tendo marcado a data da respetiva posse».

Desta lista, a única surpresa é a nomeação de Rui Machete, um senador do PSD, já que as nomeações de Pires de Lima e de Jorge Moreira da Silva eram dadas como certas.

Assim sendo, sai do elenco governativo Álvaro Santos Pereira (além de Vítor Gaspar, cuja demissão desencadeou toda a crise governativa das últimas semanas), enquanto o mega ministério antes tutelado por Assunção Cristas, se divide, ficando esta com a Agricultura e Pescas e Jorge Moreira da Silva com o Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

Por outro lado, Pedro Mota Soares recebe a pasta do Emprego (que sai do Ministério da Economia), passando o seu ministério a designar-se como da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

A tomada de posse está marcada para amanhã, às 17h00, no Palácio de Belém.

Rui Machete é uma figura histórica do PSD e já foi ministro dos Assuntos Sociais do VI Governo Provisório (1975-1976), ministro da Justiça e da Defesa Nacional e vice-primeiro-ministro do IX Governo Constitucional (1983-1985).

Na década de 2000, antes dos dois bancos serem intervencionados e alvo de investigações policiais, Rui Machete ocupou funções ao mais alto nível no BPN e no BPP, segundo revela o Público.

 

Comentários

pub