Restaurantes de Monchique assumem compromisso com a qualidade e os produtos da serra

Usar sobretudo produtos originários de Monchique, privilegiar a mão de obra local e a decoração com artesanato da terra são […]

Usar sobretudo produtos originários de Monchique, privilegiar a mão de obra local e a decoração com artesanato da terra são apenas algumas das condições para que os restaurantes do concelho de Monchique possam assinar a Carta de Compromisso de Qualidade.

Este sábado, no âmbito da XVI Feira do Presunto e do II Festival do Medronho de Monchique, que terminam hoje, responsáveis por 15 restaurantes assinaram, com os presidentes da Câmara e do Turismo do Algarve, a Carta de Compromisso, a primeira do género a ser implementada em toda a região algarvia.

No total, serão 35 os estabelecimentos a aderir a este compromisso que visa qualificar a oferta da restauração de Monchique, no âmbito da estratégia da Câmara Municipal, que definiu o Turismo Gastronómico como um dos quatro produtos chave no desenvolvimento da oferta turística do concelho.

Na mesma ocasião, foi ainda anunciada a Agenda Gastronómica de Monchique, com cada mês associado a um produto diferente da serra.

«Os restaurantes de Monchique são a montra do que se produz no concelho. Criam emprego e são montra da nossa tradição, da nossa gastronomia, dos nossos produtos agrícolas», salientou o presidente da Câmara Rui André.

«A restauração é um setor cada vez mais importante no turismo e deve reger-se por padrões de qualidade e de autenticidade. Temos que saber vender o concelho através da gastronomia. Por tudo isso, além da assinatura da Carta de Compromisso, foi também definida a Agenda Gastronómica», acrescentou o autarca monchiquense.

Rui André acrescentou que «se conseguirmos que os restaurantes comecem a comprar os nossos produtos agrícolas, estaremos também a incentivar muita gente a voltar à terra. Isso será criar redes de interesse, em que os primeiros aliados são os restaurantes».

Por seu lado, Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve, sublinhou a «aposta extraordinária» que Monchique tem feito no Turismo de Natureza e no Turismo Gastronómico, «em complementaridade ao Turismo de Sol e Praia do litoral».

Entre os proprietários de restaurantes que este sábado assinaram, com a Câmara e o Turismo do Algarve, a Carta de Compromisso, o senhor Fernando, do Restaurante Paraíso da Montanha, em declarações ao Sul Informação, salientou a importância desta aposta «nos nossos produtos» para «atrair mais gente». O senhor Ademar, do Restaurante Parque, por seu lado, salientou a importância de «dar a conhecer as nossas tradições gastronómicas».

José Canelas, proprietário do «Luar da Fóia», por seu lado, frisou que «a oferta dos nossos produtos tradicionais é que marca a diferença em relação aos restantes restaurantes do Algarve».

Para assinalar os restaurantes que assinarem esta Carta de Compromisso, que, no fundo, é uma garantia de qualidade e de genuinidade da oferta da restauração, estes irão ostentar um selo de garantia.

O presidente da Câmara Rui André acrescentou, em entrevista ao Sul Informação, que «esta Carta é, como diz o nome, um compromisso. Alguns restaurantes de Monchique terão mais dificuldade em cumprir todos os requisitos, mas o que importa é a sua vontade de lá chegar. Há todo um caminho de qualidade e de excelência a percorrer».

Mas não são só os restaurantes que assumem um compromisso – «a Câmara também assume o compromisso de os apoiar em tudo o que for possível nesta caminhada, e nomeadamente em fazer a ponte entre os restaurantes e os produtores agrícolas do concelho, na sua maioria pequenos agricultores. Como é que nós podemos fazer chegar aos restaurantes os cogumelos de Monchique ou a caça de Monchique? Para já é difícil, com todos os entraves burocráticos que existem. Mas é compromisso da Câmara a construção de uma rede que ligue todos estes aspetos», garantiu o autarca monchiquense.

 

Uma Agenda Gastronómica com oferta diferente todos os meses

 

Com a Agenda Gastronómica, acrescentou Rui André, «queremos que os restaurantes assumam o compromisso de fazer pratos à base de produtos agrícolas locais, mas que, tradicionalmente, só existem em determinadas épocas do ano. Será uma forma de associar a oferta da restauração ao produto da época».

Na sua entrevista ao Sul Informação, o edil acrescentou que a ideia de fazer esta Agenda Gastronómica com eventos mensais ligados aos produtos de cada época lhe surgiu ao ler o livro do sociólogo inglês Robin Jenkins, denominado «The Road to Alto», publicado nos fins dos anos 70, e que, em Portugal, publicado em 1983, recebeu o nome de «Morte de uma Aldeia Portuguesa». No livro, que descrevia a vida dos camponeses de Alto, um lugar da freguesia de Alferce, o autor fazia «uma lista dos produtos que se colhiam e consumiam em cada época do ano». E terá sido nesta lista que a Agenda Gastronómica de Monchique se baseou.

Assim, sob o lema «12 nomes, 12 meses, 12 imagens», janeiro será o mês dos Sabores da Mort’Porc, fevereiro o da Mostra Gastronómica dos Enchidos, março o dos Sabores da Quaresma, abril o das Carnes do Forno, maio o dos Sabores de Maio (com destaque para o bolo de Maio), junho o dos Sabores da Batata e do Limão, julho o da Mostra Gastronómica do Presunto, agosto o das Assadas na Serra (de peixe, mas também da assadura monchiquense), setembro o mês dos Paladares do galinheiro, outubro o dos Pratos do Campo, novembro o dois Sabores de Outono e, finalmente, dezembro o mês da Mostra Gastronómica de Natal.

Alguns destes meses estão associados a eventos no âmbito da gastronomia e dos produtos da serra que já se afirmaram por si próprios, como são os casos das Feiras dos Enchidos, do Presunto, do Medronho ou da Batata e do Limão.

Para reforçar toda esta aposta no Turismo Gastronómico, no âmbito da candidatura que a Câmara de Monchique fez a fundos europeus para reestruturar o seu sítio na internet, «o site de Monchique vai surgir completamente renovado, com novas funcionalidades», anunciou Rui André. Uma dessas novas funcionalidades será um portal gastronómico, com informação sobre os produtos da gastronomia, os locais onde comprá-los e sobre todos os restaurantes do concelho.

O selo de qualidade dos restaurantes de Monchique

Rui André faz ainda questão de sublinhar que a definição das regras da Carta de Compromisso com a restauração ou da Agenda Gastronómica de Monchique foi feita «num processo muito interessante, de trabalho com os restaurantes. Os seus responsáveis é que sugeriram muitos dos aspetos que integram a Carta e os temas para a Agenda. Se queremos que tudo isto seja um compromisso assumido por todos, tem que haver este envolvimento, esta participação, esta rede».

 

Conheça aqui, em pormenor, a Carta de Compromisso de Qualidade da Restauração de Monchique.

 

Veja aqui mais fotos da Feira do Presunto e da assinatura da Carta de Compromisso.

 

Comentários

pub