Porto de Faro cresce pelo quinto semestre consecutivo

O Porto de Faro continua a bater recordes em movimentação de carga e a ser um dos pilares exportadores da […]

O Porto de Faro continua a bater recordes em movimentação de carga e a ser um dos pilares exportadores da economia regional do Algarve.

No 1º semestre de 2013, o Porto de Faro cresceu 25% em comparação com o período homólogo do ano anterior, tendo sido movimentadas 195.067 toneladas de carga, indicam os dados da autoridade portuária.

Os principais produtos movimentados foram os Cimentos e o Ferro e Aço, exportados para o norte de África e Cabo Verde, bem como o Atum, proveniente das armações offshore existentes ao largo do Algarve e transportado para o Extremo Oriente, nomeadamente para o Japão.

O crescimento registado mantém-se em consonância com as previsões que os Portos do Algarve tinham para 2013 relativamente ao Porto de Faro, e que decorrem de um trabalho regular de proximidade que tem vindo a ser realizado com os operadores portuários e empresas de exportação.

Ao afirmar-se como uma alavanca de desenvolvimento regional, pelo reforço das exportações e pelo aprofundamento das relações com o norte de África e as Ilhas Atlânticas, o Porto de Faro aguarda pelos investimentos que conduzirão a um incremento da capacidade de resposta e melhoria da competitividade portuária do Algarve.

Essas melhorias passam pela ampliação dos cais, ampliação dos terraplenos de parqueamento de cargas e beneficiação do pavimento, realização de dragagem de manutenção da barra, canal de acesso e bacia de manobra, ligação do ramal ferroviário ao porto, melhoria do equipamento de movimentação de cargas, gruas e pórticos, beneficiação das áreas de armazenagem coberta, instalações e equipamentos portuários e criação de uma Zona de Atividades Logísticas, na área do porto.

Comentários

pub