Portinado não resistiu à força do Salgueiros

Depois de ter goleado o Vitória de Guimarães, no sábado, por 15-5, no jogo da meia final da Taça de […]

Depois de ter goleado o Vitória de Guimarães, no sábado, por 15-5, no jogo da meia final da Taça de Portugal, a Portinado acabou por ser “esmagada” no jogo de domingo pela força Salguerista, por 21-7, na final disputada na piscina do Clube Fluvial Portuense.

A equipa do Salgueiros, que se preparou de forma muito determinada para a competição, apresentou-se em plena força, ao contrário dos algarvios, que apenas deslocaram oito jogadores ao Porto, devido a compromissos de ordem profissional de alguns atletas.

O Salgueiros dominou o jogo por completo, abrindo com um parcial de 5-2 e dilatando a vantagem até ao apito final. Conquistou a 14ª Taça de Portugal na sua história.

Os responsáveis pela Portinado salientam que, «para a realidade do Algarve, a realização desta competição no final da temporada traz dificuldades acrescidas na preparação da equipa, visto muitos jogadores estarem envolvidos desde o princípio do mês em trabalhos sazonais e não disporem de tempo para dedicarem à modalidade».

Por outro lado, a grande juventude da equipa da Portinado e o reduzido número de opções no banco, que foram uma constante ao longo de toda a temporada, «já não faziam prever grandes facilidades nesta fase final da Taça de Portugal».

No entanto e apesar de todas as contrariedades que a equipa viveu ao longo de vários meses, sobretudo pela incerteza da continuidade no campeonato devido a dificuldades de tesouraria e restrições nas deslocações aos jogos, «temos que realçar a forma digna e exemplar como todos se bateram até ao fim para dignificarem a Portinado e a cidade».

A Portinado acabou a época com o título de vice-campeão da 1ª divisão, finalista da Taça de Portugal e com vários atletas a marcarem presença nas seleções nacionais jovens e absolutas de polo aquático.

Por isso, os dirigentes da equipa fazem questão de dar os «parabéns aos jogadores, treinador e diretores» e fazem «um agradecimento especial a Paulo Figueiredo e ao Mário Bergano pelo grande apoio que prestaram ao longo de toda a época».

Ficha de jogo:

Salgueiros-Portinado, 21-7
Parciais:5-2, 4-1, 5-3, 7-1
Árbitros: José Barradas e Luís Santos
Marcadores:
Salgueiros – Miguel Mariani (5), Pedro Sousa (9), Jorge Lopes (1), Pedro Maria (1), Diogo Sousa (2), Ricardo Ferreira (1) e Ricardo Santos (2);
Portinado – Mycola Yanochko (1), Francisco Borralho (1), Mário Palma (1), Cristiano Joaquim (2) e Maxim Secrieru (2)

Comentários

pub