Feira da Serra de São Brás volta a mostrar «o que a Serra tem de melhor»

A busca da «essência da tradição» das gentes da Serra do Caldeirão prossegue já no próximo fim-de-semana em São Brás […]

A busca da «essência da tradição» das gentes da Serra do Caldeirão prossegue já no próximo fim-de-semana em São Brás de Alportel, em mais uma edição da Feira da Serra de Verão, que irá decorrer de 26 a 28 de julho, na escola EB 2/3 Poeta Bernardo de Passos.

O produto serrano em destaque será a amêndoa, que, para além das suas inúmeras potencialidades gastronómicas, é também um fruto seco com excelentes propriedades nutritivas e bom para a saúde.

Com este convidado especial, também estará certamente em destaque a doçaria regional algarvia, muito assente na amêndoa.

Em 2013, apesar da crise, todos os elementos que têm vindo a dar projeção a esta feira (e mais alguns) estarão presentes. Animação, gastronomia, artesanato e produtos locais, nascidos daquilo que a serra dá, continuam a ser a base da festa.

Para a vereadora Marlene Guerreiro, o certame é, «cada vez mais, aquilo que os são-brasenses querem que seja», o que leva a que se criem mais parcerias de ano para ano.

«São cada vez mais os jovens e as empresas que vêm ter connosco, a querer participar. Toda a comunidade vive esta feira como um momento de mostra do que a Serra tem de melhor. Só no programa de voluntariado, estão envolvidos mais de 30 jovens», ilustrou a autarca, na apresentação do evento, que decorreu na passada semana.

Uma das grandes novidades é a renovação da Praça do Município, a zona central da Feira, que irá contar com um stand da Câmara de São Brás renovado e muito voltado para a promoção turística. Ao mesmo tempo, será criado nesta zona um espaço “lounge” de lazer e bem-estar, que está a ser preparado em parceria com a Associação de Designers do Sul.

A componente equestre do evento também será reforçada, com a zona do picadeiro a «receber diversos espetáculos», sem esquecer as atividades de volteio para os mais novos, que são já tradição. «No sábado (27 de julho), às 20 horas, há um desfile etnográfico, com cavalos», anunciou ainda o vice-presidente da autarquia Vítor Guerreiro.

«Também iremos apostar forte no espaço de animação infantil, um espaço fechado, onde os mais novos podem ficar, com supervisão e realizar diversas atividades», disse. Enquanto isso, a restante família pode focar-se no muito que a feira tem para oferecer.

E há muito para fazer. Desde a zona de encontro de sabores, onde haverá «cinco restaurantes e duas tasquinhas», à Aldeia Serrana, onde se pode adquirir produtos típicos e artesanato, passando pelo espaço Encontro dos Ofícios, onde se pode conhecer os «saberes ancestrais», não faltam atividades na Feira da Serra.

Para os que não dispensam a animação, a organização montou um programa que contará com Marco Paulo (domingo, dia 28), o cómico Francisco Menezes (sábado) e a banda «Irmãos Verdade» (sexta).

No sábado, também se realiza o São Brás Fashion, um desfile de moda 100 por cento são-brasense, onde jovens locais desfilarão com roupas das lojas de São Brás, ou com peças da criadora Lisá Tamiris.

Também haverá muita música tradicional e grupos locais no palco sonoridades e Bailes na sexta-feira e no sábado, pela noite dentro.

Amêndoa, Projeto Lara e Cittaslow com stand na Feira da Serra

«Quem comer cinco amêndoas por dia, não comete excessos, sente-se em forma e está a ajudar a economia local», ilustrou a diretora da Quinta Pedagógica do Peral Cristina Medeiros.

A Amêndoa, um produto que tem uma longa tradição no Algarve e que foi o centro da atividade exportadora da região durante muito tempo, está em destaque na Feira da Serra de São Brás de 2013. Uma boa notícia para os que apreciam iguarias feitas a partir deste fruto seco, que serão abundantes no principal certame anual dos sambrasenses.

Também em foco estará o projeto Lara, criado para dar resposta aos problemas sociais que derivaram dos incêndios que devastaram metade do território do concelho há um ano. A apresentação da Feira da Serra, no passado dia 19, coincidiu com o aniversário da tragédia, algo que foi lembrado pelo executivo camarário são-brasense.

As feridas começam a sarar, mas ainda há muito que fazer. Para ajudar a que isso aconteça mais rapidamente, a Câmara de São Brás, que organiza o evento, vai aplicar «25 por cento da receita diretamente na prevenção de fogos florestais».

Também novidade é a existência de um stand do movimento Cittaslow, ao qual São Brás de Alportel pertence. O concelho algarvio foi determinante para criar a associação portuguesa de Cittaslow, que até é presidida pelo presidente da autarquia são-brasense António Eusébio.

Em jeito de conclusão, António Eusébio frisou que a Feira da Serra é «um investimento que se destina a colocar São Brás no mapa» e que, embora «não tenha propriamente lucro», gera ganhos de outra natureza. No final, uma palavra para os funcionários da autarquia, que garantem a realização do evento «na sua quase totalidade».

Comentários

pub