FACECO esclarece sobre licenciamento de destilarias de medronho

O Município de Odemira vai promover uma sessão de esclarecimento sobre licenciamento de destilarias de medronho, no dia 19 de […]

O Município de Odemira vai promover uma sessão de esclarecimento sobre licenciamento de destilarias de medronho, no dia 19 de julho, em S. Teotónio, a partir das 19.00 horas, no âmbito da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

Na sessão de abertura participarão a capitã Patrícia Almeida, Comandante de Destacamento da GNR de Odemira, e Hélder Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira, que assumirá também a moderação.

O tema “Como disciplinar a produção – regras de licenciamento” será apresentado por Carlos Pires Lages, técnico verificador da Alfândega de Setúbal.

O sargento Fernando Reis, da Unidade de Ação Fiscal de Évora, apresentará informação sobre o “Regime Geral das Infrações Tributárias”.

A aguardente de medronho é uma bebida com tradição de produção e consumo no território odemirense e constitui um suplemento importante para as economias familiares. Mais do que uma questão de negócio, a aguardente de medronho está enraizada nos costumes e tradições das gentes de Odemira.

Contudo, existe uma grande lacuna nesta atividade que se prende com a legalização do espaço de fabrico e da venda do produto final.

A produção ilegal no concelho de Odemira resulta sobretudo da falta de conhecimento dos produtores sobre o processo de legalização da venda da aguardente de medronho.

Neste sentido, o Município de Odemira realiza esta sessão de esclarecimento para os produtores de aguardente de medronho, onde se pretende esclarecer e informar sobre o processo de legalização das destilarias de medronho, bem como quais as infrações associadas.

A 23ª edição da FACECO está agendada para os dias 19, 20 e 21 de julho, em S. Teotónio, e é este ano dedicada ao tema “Água”, no âmbito do Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água. O certame será promovido pelo Município de Odemira e Junta de Freguesia de S. Teotónio, com o patrocínio da Cerveja Sagres.

Comentários

pub