Criação do Centro Hospitalar do Algarve leva ao fecho do Hospital de Lagos

A criação do Centro Hospitalar do Algarve deverá levar ao fecho do Hospital de Lagos e à perda de valências […]

A criação do Centro Hospitalar do Algarve deverá levar ao fecho do Hospital de Lagos e à perda de valências do Hospital do Barlavento, em Portimão. Terão sido estas as razões que levaram ao pedido de demissão apresentado pelo presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, ontem revelado em primeira mão pelo Sul Informação.

Martins dos Santos, que foi, aliás, o grande arquiteto do novo Centro Hospitalar do Algarve, esteve na passada semana em Lisboa, para dois dias de reuniões com o ministro da Saúde, mas não terá ficado contente com as medidas anunciadas por Paulo Macedo.

Uma fonte ligada ao processo contactada pelo Sul Informação garantiu que as medidas que o ministro quer implementar são «draconianas» e passam pelo fecho do Hospital de Lagos e pela transferência de alguns serviços de Portimão para o Hospital de Faro, que passará a assumir cada vez mais a sua condição de hospital central.

O eventual fecho do Hospital de Lagos, que atualmente dispõe de um serviço de Urgência Básica aberto 24 horas, 40 camas de internamento e consultas externas, já tem sido falado nos últimos anos.

No caso da transferência de valências, apesar de não se saber ainda quais serão afetadas, fontes do hospital de Portimão receiam que a escolha do Ministério da Saúde recaia sobre a Obstetrícia (o que afetaria a maternidade), Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Radiologia ou mesmo Ortopedia. Trata-se de especialidades em que o Hospital de Faro é deficitário em termos de recursos humanos e poderá optar-se por transferir para esta unidade os médicos especialistas que atualmente prestam serviço na unidade do Barlavento.

Tal como o Sul Informação ontem também revelou em primeira mão, o ministro Paulo Macedo terá convidado Pedro Nunes, atual presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro e ex-bastonário da Ordem dos Médicos a assumir a presidência do novo Centro Hospitalar do Algarve, uma escolha que também terá pesado na decisão de Martins dos Santos de apresentar a sua demissão.

No entanto, ao que o Sul Informação apurou, Pedro Nunes ainda não aceitou a nomeação para o novo cargo.

 

Comentários

pub