Beta Talk assinala um ano de conversas inspiradoras em Portimão

A Beta Talk assinala em Portimão, no próximo dia 16 de julho, um ano de conversas inspiradoras e de partilha […]

A Beta Talk assinala em Portimão, no próximo dia 16 de julho, um ano de conversas inspiradoras e de partilha de boas ideias, o que tem feito desta cidade cada vez mais um ponto de encontro para gente empreendedora e que elegeu o Algarve para concretizar os seus projetos e negócios.

Ao longo das anteriores edições, passaram pela Beta Talk Portimão empreendedores em áreas tão distintas como a agricultura biológica, a energia solar, a criação de caracóis, o surf, a informática, o ecoturismo e tantos outros projetos tornados realidade, que partilharam com a plateia os seus inspiradores percursos de vida e a forma como ultrapassaram os desafios surgidos.

Estas conversas informais têm revelado a crescente comunidade empreendedora do Algarve, que já marcou na sua agenda o dia 16 de cada mês para se encontrar de forma informal e em ambiente de convívio no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Dentro deste espírito Beta Talk, a partir das 19h00 de dia 16, vão estar à mesa no espaço habitual a criatividade, o dinamismo e a vontade de fazer de Ana Lúcia Rosa, sócia gerente da loja colaborativa Love in Boxes, e de Davide Alpestana, co-organizador do projeto “Palácio do Tenente”.

Licenciada em Ensino Básico, variante EVT, Ana Lúcia Rosa iniciou o percurso profissional fora da sua área de formação, ao optar por trabalhar no comércio a retalho e grande distribuição na zona de Coimbra.

Natural de Évora, ruma a Portimão por motivos pessoais, onde começa por lecionar e se confronta posteriormente com dificuldades de colocação.

Empreendedora por natureza, coleciona um conjunto de projetos que teimam em não sair do papel até que, em 2012, participa no concurso de ideias de negócios da APME–ALGARVIVO e é uma das vencedoras, com o projeto Love in Boxes – Loja Colaborativa.

Em Março último decide avançar com o seu projeto, que visa criar um novo espaço onde micro-empreendedores possam ter a sua micro-loja, promovendo a importância das parcerias, a cooperação e a partilha do espaço e das despesas.

Geógrafo de formação, David Alpestana tem tido um trajeto ligado ao urbanismo comercial, com projetos em várias cidades do país, particularmente em Tavira.

Ligado presentemente à requalificação da Ria Formosa, contribui para a dinamização dos ‘centros’ pelo associativismo e é membro da Associação Faro 1540, onde desenvolve projetos como o “Estamos na Baixa”, uma iniciativa que proporcionou a abertura de novas lojas na ‘baixa’ farense através de rendas low-cost.

Mais recentemente, foi uma das faces visíveis do projeto “Palácio do Tenente“, concretizado por um grupo de cidadãos que, com base na sua força de vontade, reabriram e dinamizaram um edifício histórico e nobre de Faro, em parceria com outras entidades e empresas.

 

Inscrição prévia e gratuita

Como é habitual, a participação é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em http://betatalk-julho.eventbrite.com/, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

Uma vez que as boas ideias merecem um brinde, o mesmo está desde já assegurado pelo apoio dos vitivinicultores locais Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina.

Entre as duas talks com os convidados, e antes do wine-break, terá lugar um Beta-Pitch Corner para que os participantes possam apresentar as suas ideias e – quem sabe – encontrar clientes, parceiros ou investidores.

A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local da Câmara Municipal de Portimão, contando com o apoio da ETIC- Algarve e a parceria media do “Sul Informação”, tendo ainda a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, rádio universitária RUA FM, APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e ainda da Inesting, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação.

Portimão integra a rede nacional de cidades associadas à Beta-i que nos dias 16 promove Beta Talk em Lisboa, Guimarães, Coimbra e Funchal.

Comentários

pub