Universidade é parceira de projeto europeu que apoia a inovação no setor energético

Estimular o desenvolvimento de novos produtos e serviços, dirigidos especificamente para o segmento da população de idosos a viver de […]

Estimular o desenvolvimento de novos produtos e serviços, dirigidos especificamente para o segmento da população de idosos a viver de forma autónoma, baseados no conceito  da eco-construção, é um dos objetivos do projeto «WIDER – Desenvolvimento Sustentável de PMEs: Inovação e Desenvolvimento no Sector Energético da Região Med», do qual a Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, é parceira.

O projeto terá uma dotação global de 2,5 milhões de euros, que apoiarão a cooperação e inovação no setor energético da região do mediterrâneo, em regiões de Portugal, Itália, França, Espanha, Grécia, Eslovénia e Bósnia- Herzegovina, entre as quais o Algarve. Os apoios são dirigidos a pequenas e médias empresas que integrem a cadeia de valor da eco-construção.

A partilha de conhecimento e inovação são outro ponto de honra do «WIDER», que foi lançado recentemente numa cerimónia que decorreu na Câmara de Comércio e Indústria de Salónica, Grécia, onde marcaram presença os dez parceiros do projeto.

«De realçar que a população europeia apresenta um acentuado processo de envelhecimento e o número de cidadãos acima dos 65 anos tem vindo a crescer significativamente. O envelhecimento da população acarreta mudanças na estrutura social e apresenta diversos desafios para os quais é necessário encontrar solução», ilustrou a Universidade do Algarve numa nota de imprensa.

O projeto «WIDER» é financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriço para o Mediterrâneo.

Comentários

pub