PSD/São Brás quer que Câmara pague subsídios já em junho

A Candidatura do PSD à Câmara de São Brás de Alportel, encabeçada por Rui Eusébio, quer que a autarquia aproveite […]

A Candidatura do PSD à Câmara de São Brás de Alportel, encabeçada por Rui Eusébio, quer que a autarquia aproveite o saldo positivo de cerca de 700 mil euros que transitou do anterior exercício para pagar «os subsídios já em junho, à semelhança do que tem acontecido em muitas outras autarquias pelo País fora».

Os social-democratas, que escolheram como candidato o irmão do atual presidente do executivo socialista da Câmara António Eusébio, consideram que é hora de o atual executivo ser «coerente na sua ação com as preocupações que transmite no seu discurso».

«Foi o atual executivo que anunciou, há algumas semanas, que a autarquia tinha “…um saldo positivo para 2013 de mais de 690 mil euros….”. Apesar de sabermos que estes valores se devem à falta de capacidade de execução do que foi orçamentado (apenas 36 por cento das despesas de capital previstas), a verdade é que o executivo tem agora uma oportunidade única de reverter essa sua incapacidade de execução a favor dos funcionários da autarquia e, em última instância, a favor da comunidade sambrasense», considerou a candidatura do PSD, numa nota de imprensa.

Ao pagar o subsídio já este mês, ao contrário do que é preconizado pelo Governo PSD/CDS-PP, que diz que só o irá fazer em novembro, a autarquia estaria a «reconhecer o esforço dos seus funcionários, neste momento particularmente difícil, devido à austeridade», bem como a «acudir a algumas dificuldades económicas que afetam muitas famílias».

«A Constituição Portuguesa é clara ao atribuir a cada autarquia local a responsabilidade administrativa, e não ao Governo, da decisão do pagamento dos subsídios em junho. Existindo condições financeiras, como admitiram há poucas semanas, deve ser processado o pagamento dos subsídios, uma vez que não existe qualquer norma legal que impeça o pagamento desse valor», defendeu o PSD/São Brás.

A disponibilização dos subsídios este mês iria ajudar à dinâmica económica do concelho, consideraram ainda os social-democratas, uma vez que «a grande maioria dos funcionários da autarquia vive no concelho».

«Acreditamos que nestes momentos, mais do que opções partidárias ou estratégias eleitorais, o importante são os sambrasenses e respondendo positivamente a este apelo público que lançamos, o executivo estará a contribuir para um São Brás de Alportel Melhor», concluiu a candidatura de Rui Eusébio.

Comentários

pub