Jovens algarvios lançam agenda com 20 propostas para não ficarem «na gaveta»

A Cooperativa ECOS lançou o desafio e os jovens responderam. Vinte propostas para a criação de uma estratégia jovem na […]

A Cooperativa ECOS lançou o desafio e os jovens responderam. Vinte propostas para a criação de uma estratégia jovem na região algarvia foram lançadas publicamente na passada sexta-feira, o resultado prático do projeto «Algarve 2020» e do I Encontro de Juventude do Algarve, que decorreu no final de abril. De hoje até sábado, a ECOS volta a chamar os jovens, desta vez para participar no I Encontro Internacional de Cidadania e Participação Juvenil do Algarve, em Vila Real de Santo António (VRSA).

Aqui, além da divulgação dos resultados do Algarve 2020, destaque para a conferência Internacional «Poder Local e Democracia Participativa em Tempos de Mudança» no dia 20 de Junho, das 9h30 às 17 horas, na biblioteca de VRSA, que contará com académicos, dirigentes autárquicos e associativos, entidades e especialistas em democracia participativa de diversos países da Europa.

O presidente da Cooperativa ECOS Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, CRL Bruno António esteve a conversar com o Sul Informação e com a Rádio Universitária do Algarve, onde falou do Algarve 2020 e fez a antevisão do evento que começou hoje.

«A Agenda 2020 acaba por ser o culminar do nosso projeto [Algarve 2020]. No EJA contamos com a participação de cerca de 150 jovens e foi extremamente interessante. Estes jovens tiveram atividades culturais e desportivas, mas estiveram a fazer política e a discutir propostas dentro de 12 áreas específicas de políticas públicas», enquadrou Bruno António.

As muitas ideias e propostas inicialmente existentes foram trabalhadas e depois votadas pelos participantes no EJA, dando origem à Agenda 2020. «Porquê 20? Não quer dizer que as outras não sejam válidas, foi uma maneira que encontrámos com os parceiros deste projeto para que não ficassem na gaveta», explicou.

«Agora, vamos apresentar esta agenda jovem 2020 a todas as listas candidatas às autarquias algarvias, para que quem está neste momento a montar o seu programa eleitoral as possa ver o que acham, ver se podem ser introduzidas, mas também dar feedeback aos participantes, algo que será feito no site do Algarve 2020. Teremos um espaço de interatividade onde os candidatos a autarcas e os cidadãos em geral poderão intervir», revelou o presidente da ECOS.

Entre as propostas da Agenda, há muitas ligadas ao emprego e empreendedorismo. «Uma das coisas interessantes foi o facto de os jovens terem realçado, em relação aos Gabinetes de Apoio ao Empreendedorismo das autarquias, que estes não estão preparados para trabalhar com jovens», contou.

«Na parte do associativismo, surgiu a ideia de criar uma plataforma, quer seja uma federação, quer um conselho regional, para a juventude, que permita ter um ator perante as entidades pública. Algo que permita um grupo de debate, diálogo e construção coletiva que vá colocando as necessidades dos jovens» perante os decisores.

 

ECOS traz jovens de vários países ao Algarve

A iniciativa que começou hoje em VRSA vai marcar «o culminar de um conjunto de projetos» em que a ECOS está envolvida. «Um deles é o Ágora, que nós estamos a coordenar e envolve mais nove organizações, entre universidades, institutos e um conjunto de associações juvenis», revelou Bruno António.  «Vamos estar a debater como criamos estruturas e mecanismos de cogestão a nível internacional», disse.

Paralelamente, a ECOS vai acolher «uma visita de estudo de jovens de uma entidade parceira da Polónia, onde vamos mostrar o que se tem feito no Algarve», um tema central será o Orçamento Participativo, em que a região «tem sido inovadora».

Aproveitando a presença destes parceiros internacionais, a ECOS promove quinta-feira uma conferência internacional de juventude, que se realiza no âmbito das comemorações do Ano Europeu dos Cidadãos 2013 da União Europeia. «O evento terá um formato muito participativo», anunciou Bruno António, que lançou o repto aos jovens da região a estar presentes nas diferentes iniciativas pensadas para este dia.

Comentários

pub